Ceclin
abr 24, 2011 0 Comentário


Pernambuco inicia Campanha de Vacinação Contra a Gripe e pretende imunizar mais de 1,3 mi

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza começa nesta segunda-feira (25), para diminuir a morbi-mortalidade nos casos da doença. Neste ano, a vacina para prevenir a gripe será disponibilizada para mais de 1,3 milhão de pessoas.
O público-alvo da campanha, que segue até o dia 17 de maio, são os idosos (a partir de 60 anos), gestantes, crianças de seis meses a menos de dois anos e trabalhadores da saúde que atuam em serviços de referência para a influenza.
A vacinação ainda beneficiará a população indígena aldeada. Para sensibilizar esse público, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), irá fazer uma mobilização na aldeia funiô de Águas Belas, nesta terça-feira (26).

Em Pernambuco, mais de 6 mil pontos, entre unidades de saúde e postos volantes, estarão aptos a fazer a vacinação do público-alvo. A expectativa do Ministério da Saúde (MS) é imunizar mais de 80% dessa população. A vacinação das crianças é feita em duas doses, com um intervalo de trinta dias entre a primeira e a segunda.

Neste ano, a vacina irá imunizar contra três vírus da influenza (dois da sazonal – gripes comuns – e o da pandêmica H1N1). As contra-indicações são para quem tem alergia a ovo e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina.

DIA D – O Ministério da Saúde (MS) marcou para o dia 30 deste mês a mobilização nacional contra a influenza. Em Pernambuco, o DIA D será comemorado no Hospital Geral de Areias (HGA), que abriga o Programa de Atenção ao Idoso (PAI). O programa beneficia mais de 500 idosos com ações de promoção à saúde, prevenção e atividades sócio-educativas. No Dia D, a SES ainda ampliará para 10 mil os pontos para imunização em todo o Estado.

Com Informações da Assessoria.