Ceclin
abr 26, 2008 3 Comentários


Perícia criminal foi o assunto da Mesa Redonda

Perícia em debate: Bernardo, Vanja, Fred, Lissandro, Osório e Genilda.

Nestes últimos dias, o que mais se ouve falar na mídia em geral é sobre o caso Isabela Nardone. Polícia investigando e juntando provas, advogados rebatendo as acusações e no meio disso tudo o trabalho dos Peritos Criminais se empenhando ao máximo para colher indícios por mínimos que sejam para auxiliar na elucidação do crime. Porém, quem são esses mestres da procura que tanto se empenham para encontrar até micro vestígios que possam direcionar uma investigação de sucesso, quando são convocados?
Para fornecer mais informações aos nossos ouvintes, a Mesa Redonda desta última sexta (25), no Programa A VOZ DA VITÓRIA pela Rádio Tabocas FM (98.5), convidamos dois exímios profissionais da área, além de um advogado para debater sobre “A importância da Perícia Policial”. Contamos com as honrosas presenças da Perita Oficial do Estrado de Pernambuco – Dra. Vanja Coelho, do Fotógrafo e Cinegrafista Perito do Instituto de Criminalística de Pernambuco (ICP) – Osório Júnior – peritos tanto em ar como em mar; representando a classe jurídica contamos com a presença do Advogado e Professor da FACOL – Dr. Frederico Guilherme que abordou as nuances jurídicas de um processo investigativo, bem como detalhes de casos comentados durante a Mesa Redonda do Programa. Nossos ouvintes fizeram perguntas através da internet e por telefone.
Segundo Vanja Coelho, “para se realizar um bom trabalho é fundamental que o Perito tenha equipamentos modernos e que a cena do crime seja preservada ao máximo até a chegada dos mesmos ao local e a maior dificuldade da realização de um trabalho técnico é quando não há preservação do local, pois uma pessoa ao andar perto de uma área periciada pode sem querer pisar em pequenas gotas de sangue, saliva ou mesmo em fios de cabelos carregando tudo no solado do calçado que esteja usando”, salientou.
Procurando fundamentar o importante trabalho que os Peritos Criminas realizam, o Advogado Frederico Guilherme salientou que a peça do inquérito policial quando bem elaborada se torna determinante para o fechamento judicial, que pode indicar inclusive a inocência ou a culpabilidade do indivíduo.
Uma gota, um fio de cabelo ou uma célula podem apontar o autor de um crime. Recursos tecnológicos são apontados como principais novidades no trabalho. A coleta de provas e a análise do local são fundamentais na hora de esclarecer a autoria de um crime. É nesse momento que entra em cena o perito criminal. O trabalho do perito é a base para as investigações da polícia e a chave para esclarecer vários enigmas. O Programa trouxe uma riqueza de informações nesta área, até então, desconhecidas do cotidiano das pessoas.
Apresentação: Lissandro Nascimento.
Produção: Vandson Cássio e Jáder Siqueira.
Equipe: Orlando Leite, Genilda Alves e Bernardo Júnior.