Pedro Monteiro e Elias Martins vão abordar o orçamento público de Pombos
Procurando envolver os moradores da cidade de Pombos com as principais questões que envolvem o seu cotidiano, o vice-prefeito de Pombos Pedro Monteiro (PV), realiza nas noites de toda quinta-feira o Programa Ponto & Vírgula na internet, que segue reproduzido pela sua página no Facebook.
A pauta desta quinta, 08 de junho, às 19h, irá abordar os principais tópicos do orçamento público da Prefeitura Municipal de Pombos, em especial neste primeiro semestre da gestão do prefeito Dr. Marcos Ferreira (PSB). Para isso, o vice convidou o Consultor em Gestão Pública Elias Martins, também colunista do Blog A Voz da Vitória de Santo Antão, para explanar junto aos internautas como entender o complexo gerenciamento financeiro das prefeituras. “Apesar da Prefeitura de Pombos sinalizar contas equilibradas, temos constatado sucessivas quedas de arrecadação para as receitas dos cofres públicos de Pombos. Fiz o convite a Martins para que ele nos ajude a entender esta e outras questões”, salientou o apresentador do programa on line.
ENCHENTE
Na última edição do Programa Ponto & Vírgula na Web do dia 30 de maio, o vice-prefeito de Pombos – Pedro Monteiro, abordou os impactos das chuvas que assolaram dias atrás cerca de 30 municípios da Mata Sul e Agreste pernambucano. “Antes observamos em Pernambuco uma crise hídrica grave e hoje depois das enchentes vemos as barragens vertendo água. Ambas as situações se tornaram episódios impactantes junto à população, tudo isso devido a falta de planejamento público”, analisou Monteiro.
Ele lamentou que os maiores prejudicados desta ausência de planejamento sejam as pessoas mais carentes das cidades da Mata Sul atingidas pelas inundações, sobretudo aquelas famílias que precisaram fixar suas casas às margens dos rios.
O debate acabou gerando sugestões dos internautas para fazer uma campanha de donativos na cidade a fim de ajudar os desabrigados e desalojados pelas enchentes.
Fazendo um comparativo sobre a Enchente de 2010, Pedro lembrou que Vitória foi penalizada em virtude do seu relevo geográfico, enquanto que a cidade de Pombos é privilegiada neste aspecto, pois o seu território não sofre com inundações, aproveitando para cobrar a limpeza das canaletas e desobstrução das redes de esgotos de Pombos, evitando assim alagamentos pontuais. Durante o programa na internet, o vice-prefeito criticou a omissão coletiva do problema. “É lamentável que o Poder Público e a sociedade só debatam os graves problemas urbanos quando estes os acometem. Precisamos mudar esta postura, pois no final quem mais sofre são as pessoas desfavorecidas de serviços públicos”, pontuou Pedro Monteiro.

ASSISTA – Internet toda quinta, às 19h, o Programa Ponto & Vírgula na Página @Pedro Monteiro
NACIONAL
Sobre a grave crise política e institucional que passa o Brasil neste momento, Pedro Monteiro considera que a constituição brasileira seja cumprida integralmente caso haja a vacância do cargo de Presidente da República. Ele avalia que a crise só irá se agravar caso o presidente Michel Temer renuncie e ocorra uma eleição indireta no Congresso Nacional. “Defendo a manutenção de Temer no mandato de presidente, a fim de evitar uma maior instabilidade política que vem travando a economia brasileira. Além do fato de que não há nomes de consenso no momento que possam preencher o vazio da presidência da República”, avalia o vice de Pombos.
Sobre a Operação Lava Jato, coordenada pelo Juiz Sérgio Moro, Monteiro saiu em defesa do magistrado federal alegando que Moro vem “demonstrando coragem para quebrar um círculo vicioso da corrupção presente no País”.
ASSISTA na internet nesta quinta, às 19h, o Programa Ponto & Vírgula na Página @Pedro Monteiro