Ceclin
set 28, 2011 0 Comentário


PE Folia em contagem regressiva

Folha de Pernambuco

A infraestruturaolha de Pernambuco planejada para o carnaval fora de época de Jaboatão dos Guararapes foi divulgada na manhã de ontem. O PE Folia vai ser realizado nos dias 15 e 16 de outubro, na avenida Bernardo Vieira de Melo, nas proximidades da rua Francisco Galvão, em Piedade, e na avenida Beira Mar. Esse percurso vai ser feito pelos trios duas vezes, totalizando três quilômetros de desfile. De acordo com a organização do evento, ficarão à disposição dos foliões quatro postos médicos, quatro núcleos da Polícia Militar (PM), 300 banheiros químicos e 200 barracas de alimentação. Já a segurança da festa vai ser feita por aproximadamente dois mil militares e 600 vigilantes privados.

Segundo o secretário de Cultura de Jaboatão dos Guararapes, Ivan Lima Filho, também vão trabalhar na festa a Guarda Municipal, o Conselho Tutelar, o Corpo de Bombeiros e o Juizado do Folião. “Queremos atender bem as pessoas que vão vir para nossa cidade, que há muito tempo não realiza uma festa como essa. Com essa estrutura planejada, vamos impedir a ação de quem vem arrumar confusão. Além disso, garantiremos o não trabalho infantil e combateremos a prostituição de crianças e adolescentes”, disse o gestor.

A preocupação com a segurança será percebida pelo folião, segundo os organizadores, já na chegada ao polo de animação. De acordo com Ivan Lima, 12 pontos de bloqueio vão ser montados nas ruas e passagem que dão acesso ao corredor dos trios elétricos. “Vamos ter oito pórticos nas ruas que ligam a avenida Ayrton Senna à avenida Bernardo Vieira de Melo, onde teremos mais dois postos de revistas, que vão ser feitas com a ajuda de detectores de metais. Essa mesma fiscalização vai ocorrer na praia”, garantiu o secretário.

O responsável pela segurança pública, o comandante do 6° BPM, coronel Denys Lima, disse que a Polícia Militar planeja o policiamento do PE Folia fazendo a estimativa de 800 mil foliões por dia. “Para garantir a sensação de segurança do cidadão, trabalharemos com aproximadamente dois mil PMs, que fazem parte do 6° BPM e de batalhões especializados”.

Programação

Quem for ao PE Folia no dia 15 de outubro vai curtir as músicas de Claudia Leite, Cheiro de Amor, É o Tchan, Forró do Bom, Almir Rouche com participação de Ed Carlos, André Rio com participação de Nena Queiroga e Gustavo Travassos. No dia seguinte, a animação da festa ficará por conta de Timbalada e Carlinhos Brow, Jammil e Uma Noites, Netinho, Molejo, Santropê, Banda 5% e o grupo infantil A Barca. De acordo com o produtor do evento, Antônio Bernardi, por dia, irão desfilar seis trios elétricos, sendo um com cordão de isolamento. Também estarão disponíveis duas arquibancadas, cada uma para 500 pessoas, que terão acesso após a troca de dois quilos de alimentos, 146 camarotes, sendo seis oficiais e 140 particulares.