Ceclin
ago 31, 2009 1 Comentário


PE conhece PE é apresentado aos universitários da FACOL

Em palestra realizada na última quarta-feira, no Auditório da Faculdade Osman Lins – FACOL, em Vitória de Santo Antão, os universitários de Turismo, Administração e Marketing contaram com a presença dos representantes da Empresa Pernambucana de Turismo – EMPETUR, pelo qual o seu vice-presidente, Gilberto Pimentel, abordou o novo momento que o Estado vive e os avanços na área turística, com a implementação do Programa Roteiros do Brasil, do Ministério do Turismo.

A palestra contou também com as presenças de Lissandro Nascimento – Diretor de Turismo da Prefeitura da Vitória, de Otley Farias – Coordenador da FACOL, ainda dos professores Flávio Araújo e Wellington Silva.
Para Pimentel, o Programa Pernambuco conhece Pernambuco, capitaneado pela Secretaria de Turismo do Estado e a Empetur vem trazer o novo foco de interiorização das ações para a área, potencializando em dez Rotas Turísticas os atrativos no interior de Pernambuco.

“Há uma forte relação entre cultura como produto turístico. O mapeamento das manifestações culturais tem possibilitado a consolidação destas rotas e permite a valorização e publicidade dos nossos atrativos ao turista interno e externo”, pontuou.

Para o vice-presidente da Empetur há inúmeros atrativos regionais desconhecidos para o grande público. Destacou que a educação e a conscientização são os caminhos para a comunidade fazer parte do esforço da valorização destes atrativos. “A articulação entre os poderes, o trade e a comunidade, sobretudo a Academia, são pontos chaves do sucesso do empreendimento. Nesta parceria é necessário entender que o papel do Estado é promover”, citou.
Justificando o fato de inúmeras cidades não estarem inseridas em uma das dez Rotas Turísticas, Pimentel salientou que a ausência de uma infra estrutura sólida ainda é um entrave. Afirmou ainda que hoje se têm procurado fazer um esforço na capacitação da mão de obra e inclusive a empresarial.

Na palestra sinalizou para Lissandro que a Empetur está sensível para contribuir com Vitória de Santo Antão para que nos próximos anos a cidade possa está inserida em uma das Rotas Turísticas.
“Estamos cientes de nossas dificuldades, contudo, dispostos a enfrentá-las. Apesar do pouco tempo de gestão em Vitória, já conseguimos resgatar muita coisa e pontuar novamente a cidade no calendário de eventos da região. Estamos nos movimentando para preencher os critérios da Empetur no que diz respeito a inserção em pelo menos duas Rotas Turísticas”, explicou Lissandro.
Após elencar o Programa PE conhece PE, Pimentel citou a importância do projeto que está sendo gestado entre as faculdades, inclusive a FACOL, com a Secretaria de Turismo, em uma parceria no esforço da capacitação da mão de obra turística.

Por Gilberto Júnior.