Ceclin
out 02, 2017 0 Comentário


PCdoB ressurge em Vitória e vai lançar nome para deputado estadual em 2018

O evento oficializou o ingresso de novos filiados, a exemplo do vitoriense João Santos. Fotos: A Voz da Vitória / AVV Imagem

O evento oficializou o ingresso de novos filiados, a exemplo do vitoriense João Santos. Fotos: A Voz da Vitória / AVV Imagem

Por Lissandro Nascimento 

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) aproveita o processo de realização do seu 14º Congresso que vai ocorrer no próximo mês de novembro em Brasília, para intensificar o debate com seus militantes acerca da defesa da Nação, da Democracia, do Desenvolvimento e dos Direitos Sociais, quando através das conferências municipais se iniciam as etapas de discussão sobre um novo projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil.

Sem vida partidária há alguns anos em Vitória de Santo Antão, na Mata Sul pernambucana, o PCdoB ressurge na cidade se inserindo no movimento da agricultura familiar e trazendo de volta militantes históricos que ajudaram a construir  o partido na região. Na manhã do último domingo (01/10), aconteceu na Câmara de Vereadores, a Conferência Municipal do PCdoB de Vitória que elegeu uma nova Direção local e também escolheu os delegados que representarão o Município na Conferência Estadual a realizar-se neste mês de outubro, em Recife. A Conferência de Vitória foi dirigida pelo novo presidente municipal, o sindicalista Ronaldo Peixoto, que também recebeu Alanir Cardoso, presidente estadual da sigla.

O evento oficializou o ingresso de novos filiados, a exemplo do vitoriense João Santos (ex-PT), presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF-PE) e coordenador da Política Sindical da Confederação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (CONTRAF). João Santos é filho do saudoso Manuel Santos, fundador do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vitória. Seu pai foi o primeiro vereador comunista eleito na cidade no início da década de 1980. Prestigiou o evento o vereador de Lagoa de Itaenga Eliel da Guarda (PROS), Zé Gomes – presid. do Sind. Trab. Rurais de Vitória, Valdimir Anastácio da Fetraf de Bonito (PE), o estudante André Carvalho (PSol), além de lideranças do movimento Rural, artístico, da juventude e convidados vindos de cidades da região.

Alanyr Cardoso e João Santos

Indicado como pré-candidato a deputado estadual pelo PCdoB, João Santos vai disputar nas eleições de 2018 uma vaga à Assembleia Legislativa, quando o partido articula em chapa própria candidaturas à Alepe. Santos conta com o apoio unânime de todos os sindicatos que atuam com a Agricultura Familiar no Estado de Pernambuco. “João Santos é um dos fortes nomes que o PCdoB dispõe  para as eleições do ano que vem. O nosso partido entende que sua postulação será importante para fortalecer a luta dos trabalhadores, sobretudo do campo rural”, atestou Alanir Cardoso. Nesta Conferência, Alanir comemorou o retorno às atividades para o diretório do PCdoB do Professor e Blogueiro Lissandro Nascimento, bem como do Professor Antônio Arnaldo, ambos militantes que ajudaram a construir a sigla em Vitória desde o ano de 1994.

João Santos PCdoBA conjuntura política nacional pautou esse evento. “É necessário afirmar ao povo brasileiro que o recente golpe orquestrado pela turma de Temer ocorreu pela falsa bandeira de combate a corrupção. Os ciclos da história brasileira demonstraram que essa estratégia golpista não é nova”, discursou Alanir Cardoso. Ele afirmou que o golpe que culminou com o último Impeachment, além da retirada dos direitos sociais e ataques à soberania do País foram orquestradas pela CIA e o FBI. “Houve um republicanismo primário em achar que se poderia governar sem fazer as reformas estruturais necessárias. O governo petista pecou também pela ingenuidade política”, analisou o líder comunista em Pernambuco. Cardoso defendeu que o momento é de construir uma ampla frente política para assegurar a realização do pleito em 2018 em defesa da democracia brasileira.

No debate da Conferência, João Santos também denunciou o desmonte das garantias sociais do povo brasileiro e alertou que a saída para a crise também passa por uma séria reforma do Poder Judiciário no País. “Os últimos acontecimentos políticos vêm demonstrando que a Justiça Federal tem assumido posturas parciais, pois não tem cumprido com o seu papel em defesa da soberania nacional e da proteção social, conforme diz a nossa Constituição”, salientou. Para ele, o País só será passado a limpo quando a população for às ruas contra esse governo impopular e entreguista.

Sobre a decisão de ingressar nas fileiras do PCdoB, João Santos ressaltou sua identificação de longas datas com o partido. “Fico bem à vontade e com orgulho de fazer parte do PCdoB que tem uma história de quase um século no País na busca das transformações sociais, assim como sua postura em debater diretamente com o povo seus caminhos de emancipação”, sintetizou para completar: “Seremos um partido em Vitória que vai voltar a interagir com os trabalhadores, a juventude e demais categorias organizadas que almejam um novo caminho político para a cidade ”, asseverou.

Dentro da tática eleitoral do partido também se renova o esforço coletivo pela renovação do mandato da Deputada Federal Luciana Santos. A parlamentar tem feito um brilhante mandato em Brasília, sendo uma das 100 cabeças mais influentes do Congresso Nacional.

Confira a nova Direção do PCdoB de Vitória de Santo Antão:

Presidente – Ronaldo Peixoto

Vice-presidente – João Santos

Secretário de Organização e Finanças –  Jimenez Rodrigues

Secretário de Comunicação – Lissandro Nascimento

Secretário de Juventude – Marcelo Santos

Secretária das Mulheres – Maria José

Secretário Movimento Cultural – Jorge Lui

Secretário de Movimentos Sociais – Antônio Arnaldo

Secretária de Ação Sindical – Marta.

Novo Comitê Municipal do PCdoB de Vitória de Sto. Antão

Novo Comitê Municipal do PCdoB de Vitória de Sto. Antão (PE)