Paulo Roberto e Edmo Neves são empossados pela Câmara da Vitória de Santo Antão
Por Lissandro Nascimento
Em uma tarde ensolarada do dia primeiro de janeiro foi palco para o cumprimento do ritual constitucional em que os representantes eleitos pelo povo fossem empossados nos Poderes Legislativo e Executivo da Vitória de Santo Antão, na Mata Sul pernambucana. Realizando um sonho acalentado desde que ingressou na vida pública em 1996 como vice-prefeito de Vitória, o Prefeito eleito e empresário do setor educacional, Paulo Roberto Leite de Arruda (MDB), 60 anos, foi empossado pela Câmara Municipal, acompanhado do vice-prefeito eleito e Professor Edmo da Costa Neves Filho (PTB).
Ambos caminharam da Igreja de N. Sa. do Livramento, após serem agraciados por uma Missa, até o prédio da Casa Diogo de Braga, sendo recepcionados por centenas de pessoas que se aglomeravam defronte a Câmara. O novo prefeito de Vitória tomou posse após juramento e assumirá o comando do Município no período de 2021-2024.
“Não teremos uma gestão voltada a interesses de grupos partidários. O que irá prevalecer é o interesse maior que atenda a municipalidade. Queremos contar com o apoio desta Legislatura, dos órgãos do Poder Judiciário e sobretudo do povo para fazermos o que for melhor para todos. Eu e Edmo seremos aprendizes no governo, na medida em que a construção desse aprendizado possa ser compartilhado com os vereadores e também por cada homem e mulher de simples origens, os quais querem o bem para a terra das Tabocas”, se comprometeu o prefeito eleito. Em seu discurso de posse na Câmara, Paulo Roberto também lembrou que se compromete em fortalecer o diálogo, respeitando, sobretudo, o princípio do contraditório, além de ter reafirmado o compromisso de campanha em realizar ações efetivas para a despoluição do nosso Rio Itapacurá.
Seguro e compenetrado em seu discurso, o prefeito empossado deixou um recado: “Vamos trabalhar olhando para frente! Friso ainda que não terei o olhar para o retrovisor, seguiremos na Prefeitura respeitando os legados deixados pelos ex-prefeitos. Estou de coração aberto para trabalhar e disposto a acertar na administração do nosso Município”, asseverou Paulo Roberto.
Já o vice Professor Edmo Neves fez um discurso procurando estabelecer que o novo ambiente político, presente aos efeitos da Pandemia, deve se pautar pela busca de convergências, demonstrando em sua fala a clareza de propósitos e sua habilidade política. “Hoje historicamente reproduzo o início da experiência política de Paulo Roberto quando nesta Casa, em 1996, também foi empossado vice-prefeito. É motivo de orgulho para mim, minha família e nosso grupo político, saber que herdamos um sentimento pela busca de transformações traduzidas nas urnas. Baseado em toda minha experiência em gestão pública desde a década de 1990 é que ao lado do prefeito vamos fazer uma gestão planejada e arrojada, buscando envolver os vereadores para que também se sintam responsáveis pela administração que toda a cidade espera”, salientou o vice-prefeito empossado.
O Professor aproveitou seu discurso para registrar em Ata e fez com todos os presentes no Plenário da Casa precisamente 01 minuto de silêncio pelas quase duzentas vítimas da Covid-19 no Município, prestando ainda sua solidariedade às famílias que perderam seus entes e aquelas que sofrem com parentes em hospitais devido à doença.
Edmo Neves destacou que desde a aliança política acertada com Paulo Roberto para disputar o pleito de 2020, ambos têm andado todo o Estado na busca de parceiros e de pavimentar futuros recursos para servir as necessidades do povo vitoriense. “Como vice-prefeito me coloco a disposição do novo governo para ampliar esse esforço e também me disponho a esta Casa Legislativa para fazer a interlocução que julgar necessária junto à administração municipal”, comprometeu-se Neves.
A solenidade de posse na Casa Diogo de Braga foi restrita ao público, participando apenas os eleitos, autoridades e parte da imprensa local. Antes da posse de Paulo e Edmo, houve a primeira sessão do ano quando foram empossados os 19 vereadores e eleita a nova Mesa Diretora da Câmara, sendo agora presidida pelo vereador André de Bau (PSD). Ao término dessa segunda sessão do ano, o prefeito e vice empossados foram ovacionados por milhares de pessoas, sob fogos de artifício, no percurso entre a Câmara até ao Palácio José Joaquim da Silva Filho, sede do governo municipal.
LEIA TAMBÉM:
– André de Bau é o novo presidente da Câmara de Vereadores da Vitória
– “Vitória, demonstra teu valor”, é a marca do governo Paulo Roberto