Ceclin
mar 16, 2020 0 Comentário


Paulo Freire é oficializado como Patrono da Educação de Pernambuco

Governador Paulo Câmara sancionou lei do deputado Professor Paulo Dutra. Foto: Divulgação

Governador Paulo Câmara sancionou lei do deputado Professor Paulo Dutra. Foto: Divulgação

O filósofo e educador Paulo Freire agora é oficialmente Patrono da Educação de Pernambuco. A lei, originada de um projeto do deputado Professor Paulo Dutra (PSB), foi sancionada no início da tarde desta segunda (16/03) pelo governador Paulo Câmara em reunião no Palácio do Campo das Princesas, que contou com a presença do parlamentar e do Secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio.

Vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura da ALEPE, o Professor Paulo Dutra comemorou a sanção da lei fazendo uma reflexão sobre a Educação: “acreditamos na importância de Paulo Freire frente ao atual cenário da educação nacional, que carece de mais cuidado e atenção. No nosso Estado, temos o orgulho de ter uma educação que funciona e tem evoluído cada vez mais, sendo um espelho dos pensamentos do educador pernambucano, que é o brasileiro mais premiado da história”, disse.

“Estava mais do que na hora dar esse título a Paulo Freire por tudo o que ele representa para a nossa educação. Freire nos ensina a valorizar as relações e a história de cada uma e de cada um. É isso que faz a diferença e promove transformação. Estamos muito felizes porque o Patrono da Educação Brasileira e da Educação da cidade do Recife, agora é Patrono da Educação de Pernambuco”, completa o deputado.

“Paulo Freire foi um dos maiores educadores do país, e além de muitas obras importantes, deixou como legado um eficaz método de alfabetização, adotado no Brasil e no exterior. Pernambuco lhe devia esta homenagem, e para nós é uma honra sancionar esta Lei, preservando ainda mais sua memória”, afirmou Paulo Câmara.

Freire é dono de 35 títulos de Doutor Honoris Causa de Universidades da Europa e América e do prêmio da UNESCO de Educação para a Paz. É um dos mais importantes pensadores brasileiros de todos os tempos e autor de “Pedagogia do Oprimido”, a terceira obra mais citada em trabalhos acadêmicos da área de humanas em todo o Mundo. Se estivesse vivo, completaria 100 anos no dia 19 de setembro de 2021.

ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS – Paulo Reglus Neves Freire nasceu no Recife, em 19 de setembro de 1921. Sempre preocupado com os problemas do Nordeste, sobretudo do homem do campo, no início da década de 60 ele concebeu um método de alfabetização de adultos baseado em situações do cotidiano dos próprios alunos, procurando ensinar-lhes também a ter uma visão social. Após o golpe militar de 1964, foi preso e exilado. Voltou ao Brasil em 1980, retomando o trabalho como educador até seu falecimento, em maio de 1997.