Ceclin
ago 06, 2010 0 Comentário


Paulistano faz história no Futebol Pernambucano

Paulo Roberto Mayeda, 56 anos, natural de Santos-SP, divorciado, pai de uma filha e avô de 2 netos, mais de 40 anos dedicados ao futebol brasileiro.
Gerente Administrativo, consultor e intermediador nacional e internacional de jovens talentos, Mayeda iniciou sua carreira no ano de 1966 no Estrela de Ouro Futebol Clube em Santos-SP, Clube de decendência Oriental, onde atuou por 34 anos, como diretor de futebol e vice presidente.
No ano de 2000, foi contratado para o Santos Futebol Clube-SP, assumindo o comando do departamento de base, onde obteve seu registro marcante no cenário do futebol brasileiro, sendo um dos responsáveis pela formação da safra de 2002/04 do clube santista, revelando para o futebol mundial os meninos da Vila, o ex: de Diego, Robinho, Elano, Alex, entre tantos outros.
Com sérios problemas de saúde Mayeda se afastou do futebol no ano de 2003, retomando o trabalho no ano seguinte em 2004, montando seu escritório administrativo de futebol na cidade de Santos, onde foi intermediador de vários atletas num período de cinco anos.
Em 2008, o Paulista Mayeda, recebeu o Convite do Presidente da Acadêmica Vitória, Paulo Roberto Leite Arruda, para assumir a gerência administrativa do Clube do Vitória, na Cidade da Vitória de Santo Antão, Zona da Mata Sul de Pernambuco, à 48km do Recife, onde o mesmo aceitou a proposta, vindo para o futebol pernambucano.
Chegando a Pernambuco em janeiro de 2009, Mayeda conseguiu manter a permanência do Clube na elite do futebol estadual, livrando a representação do Vitória de um rebaixamento, time na época no Comando do Treinador Júnior Caruaru.
Tendo uma grande experiência na formação de base, Paulo Mayeda conseguiu nesse ano de 2010, o vice campeonato de Futebol Júnior Pernambucano, classificando a equipe para janeiro de 2011 disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior e ficando em 9º lugar com equipe profissional masculina, conseguindo abrir novos rumos aos talentos da terra.
Após o campeonato pernambucano de futebol masculino acabar, Mayeda formou uma equipe de futebol profissional feminino com a parceria de alguns clubes do Estado. O gerente administrativo contou com o apoio do Presidente do Clube Paulo Roberto, que deu mérito a sua ideia, onde em pouco tempo conseguiram montar uma representação feminina para vir disputar o campeonato pernambucano de futebol.
No primeiro jogo, as meninas do Vitória foram contudo para cima de suas adversárias, conseguindo um brilhante resultado, fazendo com que os vitorienses pudessem se orgulhar da representação da cidade no Estado.
Ao longo do campeonato garra, otimismo e persistência, foram lemas para as jogadoras do Vitória, que com muita luta e sofrimento foi superando suas adversárias ao longo da competição, conseguindo triunfar chegando à final do campeonato, contra as atuais campeãs do Sport Clube Recife.

No primeiro jogo da final que foi realizado no dia 25 de julho no Estádio Severino Candido Carneiro (Carneirão) em Vitória de Santo Antão, as meninas conseguiram emplacar suas adversárias, obtendo um resultado por 4×1, fazendo com que jogasse o segundo jogo da final com a vantagem de dois gols de diferença.

Chegando a Ilha do Retiro para o segundo jogo da final, no dia 01 de agosto, data marcante para história do futebol vitoriense e para a trajetória delas, bastava apenas um empate para o título, mas foi heroica a coragem das meninas da Acadêmica Vitória.
Com toda pressão sobre suas cabeças e uma jogadora a menos, que foi expulsa aos 20 minutos do primeiro tempo, conseguiram buscar o empate por 2×2, sendo campeãs, entrando para a história do futebol pernambucano como a primeira equipe do Interior a ser campeã estadual profissional, tanto feminino como no masculino, fato que marca a história do paulistano Mayeda no futebol pernambucano.
Com a conquista do título pernambucano de futebol feminino, a equipe da Acadêmica Vitória conseguiu sua vaga para representar o Estado na Copa do Brasil, que começará no próximo dia 26 de agosto 2010, onde terá 32 equipes de todos Estados brasileiros.

Paulo Roberto Mayeda, Gerente Administrativo, já faz planos para o futuro do clube, atualmente o Paulista vem preparando as categorias de base, tendo já formada as equipes, Sub’s 15, 17, 20 para disputarem vários campeonatos a nível local, estadual, nacional e internacional, desenvolvendo um belíssimo trabalho, já tendo como meta o fortalecimento de todas as categorias.

Por Emerson Lima