Parquímetros da Zona Azul de Vitória são dotados por energia solar

Zona Azul da Vitória de Santo Antão funciona desde 2014. Fotos: Divulgação
A SinalPark utiliza o Sistema Solar Fotovoltaico, que é capaz de gerar energia elétrica através dos painéis solares vistos nos Parquímetros espalhados pelo Centro da Vitória de Santo Antão
O Sistema de Estacionamento Rotativo Zona Azul, implantado em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata, visa a democratização do uso e o melhor aproveitamento das vagas de estacionamento nas ruas do Centro Comercial. O Sistema funciona com a utilização de Parquímetros Eletrônicos, equipamentos que emitem aos usuários o bilhete de controle do tempo de permanência do veículo na vaga.
Responsáveis pela outorga de Concessão de Prestação de Serviço Público de Estacionamento Rotativo Pago na “Zona Azul da Vitória de Santo Antão”, a Sinalvida Dispositivos de Segurança Viária Ltda, através de sua subsidiária SinalPark Vitória Estacionamento S.A., opera desde o dia 14 de julho de 2014, sendo que Vitória foi a segunda cidade no Nordeste a ter Parquímetro Eletrônico depois de Arcoverde, no Sertão pernambucano, que foi a primeira a dispor desta inovação. Estes equipamentos são dotados de alta tecnologia e alimentados por energia solar, gerenciando as 1.005 vagas existentes.
A Energia solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). É captada por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada principalmente em residências, para o aquecimento da água. Considerada vantajosa por dispor de uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba. Apesar de ser pouco utilizada no mundo, a energia solar padece pelo custo de fabricação e instalação dos painéis solares, pois ainda é muito elevado. Outra questão é a dificuldade de armazenamento da energia solar.
De modo que o Brasil é um dos países com maior potencial do mundo no tocante à geração de energia proveniente dos raios solares. Isto é explicado pelo fato de termos um vasto território com grande incidência dos raios do Sol. “Trabalhamos hoje com Parquímetros autossuficientes com placas que absorvem a energia do Sol e que zelam pela sustentabilidade ambiental”, salientou o Diretor Gustavo Nóbrega.
A Sinalvida, que é a mantenedora da SinalPark, além de Vitória (Mata/PE), atua nas cidades de Arcoverde (Sertão/PE), Jacobina (BA) e Serra Talhada (Sertão/PE), além dos municípios de Petrópolis (RJ) e Juazeiro (BA), em fase de implantação, e Feira de Santana (BA), aguardando homologação. Em todos estes lugares os sistemas são compostos por Parquímetros Eletrônicos que atestam ao que se tem de mais moderno na atualidade, pois cada um deles possui em sua parte superior “foto placa” que absorvem a energia solar, distribuindo e armazenando numa bateria de 12 volts acopladas na parte interna do equipamento. Sua energia acumulada nesta bateria possui uma constância de suportar aproximadamente 15 dias, permitindo total autonomia na prestação de serviços e assegurando a economia de todo o sistema operacional. Os Parquímetros também dispõem de papel térmico, garantindo economia de tinta na hora da impressão dos bilhetes de estacionamento.
A empresa utiliza o Sistema Solar Fotovoltaico, que é capaz de gerar energia elétrica através dos painéis solares à base de silício vistos nos Parquímetros espalhados pelo Centro de Vitória. “A SinalPark além de ter contribuído para a organização do trânsito no Centro Comercial de Vitória, preza pela sustentabilidade ambiental com o uso da energia solar e atesta o seu compromisso com a qualidade de vida dos cidadãos vitorienses”, assegurou Luiz Gusmão, engenheiro civil responsável pelo sistema.
SERVIÇO
SinalPark Vitória Estacionamento S.A.
Rua Henrique Dias, nº 44 – 1º andar, Bairro Livramento, Vitória de Santo Antão/PE
Horário Expediente: das 9h às 18h.
Telefone: (81) 3526.2933