• Ceclin
jun 08, 2017 0 Comentário


Parlamentares pedem liberação de emendas para municípios atingidos pelas cheias

Bancada PE - AL no Min. Saúde

Representantes da Comissão Câmara dos Deputados destinada a acompanhar, auxiliar e fiscalizar as ações nos municípios atingidos pelas cheias nos Estados de Alagoas e de Pernambuco estiveram, nessa quarta-feira (7), com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Na ocasião, os parlamentares solicitaram apoio financeiro para a recuperação das unidades de saúde e atendimento à população. Eles também apresentaram a proposta para a liberação antecipada das emendas impositivas.

“O ministro se mostrou favorável à proposta e nos pediu para mapear todas as emendas impositivas do Orçamento de 2017 existentes para os municípios pernambucanos e alagoanos que foram acometidos pelas enchentes”, contou Danilo Cabral. Em Pernambuco, de acordo com levantamento do governo do Estado, seis hospitais municipais e 60 postos de saúde foram danificados. Além das impositivas, os deputados afirmam que há emendas destinadas à área de infraestrutura que podem ajudar na reconstrução dos municípios. “Neste ano, por exemplo, reservamos R$ 1,5 milhão para urbanização de Sirinhaém, Rio Formoso e Tamandaré. Se os recursos fossem liberados, seria de grande ajuda os municípios”, ressalta Danilo Cabral.

Ricardo Barros relatou as medidas adotadas pelo Ministério da Saúde para atender os Estados nos últimos dias. Para Pernambuco, enviou kits compostos por mais de 30 medicamentos e itens de primeiros socorros a serem distribuídos nos municípios.

Os deputados da Comissão pretendem, agora, se reunir com o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy (PSDB-BA), para tratar sobre a liberação das emendas. Na próxima semana, eles visitam os municípios, promovem reuniões com os prefeitos e vereadores e também voltam a percorrer os Ministérios em Brasília.

Estiveram presentes os deputados JHC (PSB-AL) e Danilo Cabral (PSB-PE), presidente e relator da Comissão respectivamente, Severino Ninho (PSB-PE) e Rosinha da Adefal (PRTB-AL).

da Assessoria