Ceclin
set 26, 2017 0 Comentário


Palmares recebe unidade móvel para prevenção ao câncer de mama e colo de útero

Sesc Saude Mulher

A inauguração do serviço acontece nesta quarta-feira (27/9), às 15h, na Praça Ismael Gouveia. O atendimento às mulheres será realizado até dezembro 

Exames para prevenção do câncer de mama e do colo de útero poderão ser realizados gratuitamente pelas moradoras da cidade de Palmares, na Zona da Mata Sul pernambucana. O município recebe nesta quarta-feira (27/9) a unidade móvel do Sesc Saúde Mulher, que realizará atendimentos na região até o mês de dezembro. A solenidade de inauguração acontece às 15h na Praça Ismael Gouveia.

Com uma estrutura composta por um consultório para exames citopatológico (Papanicolau), sala de mamografia e estrutura externa com espaço multimídia para ações educativas, a unidade móvel do Sesc Saúde Mulher iniciará o atendimento ao público feminino no dia 2 de outubro das 8h às 17h. Por dia, serão beneficiadas mais de 60 moradoras, divididas entre os exames de mamografia para as que possuem idade entre 50 a 69 anos, e o citopatológico, para a faixa etária entre 25 e 64 anos. O agendamento é realizado pela Secretaria de Saúde de Palmares.

“O objetivo da unidade móvel é chamar a atenção das mulheres para a prevenção e o cuidado com a saúde”, explica a coordenadora de Saúde do Sesc Pernambuco, Mônica Regina Buarque. O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. O de colo de útero ocupa o terceiro lugar no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer em 2014. Os dois tipos de câncer têm chances altíssimas de cura caso descobertos em estágios iniciais, através de exames de prevenção.

A unidade móvel do Sesc Saúde Mulher circulou em 2016 pelas cidades de Camaragibe e São Lourenço da Mata, no Grande Recife, e este ano passou por Gravatá, no Agreste, e Paudalho, na Zona da Mata. Além dos exames de prevenção, são realizadas ações de promoção a saúde e palestras abordando temas como violência doméstica, planejamento familiar e diversidade sexual.

Sesc Saúde Mulher – Alinhado ao Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e do Colo de Útero, o Sesc Saúde Mulher é uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesc voltada à promoção da saúde da mulher. O projeto realiza atendimentos de mulheres em situação de vulnerabilidade, em municípios interioranos. A entidade já dispõe do Projeto Sesc Saúde Mulher em Pernambuco, e mais 22 unidades em todo o Brasil.

SERVIÇO

Sesc Saúde Mulher em Palmares

Inauguração: 27 de setembro, às 15h

Local: Praça Ismael Gouveia.