Ceclin
Maio 13, 2009 1 Comentário


Palestra sobre combate a exploração sexual de crianças e adolescentes é realizada em Vitória de Santo Antão

Por Cláudio Gomes e Orlando Leite.

Na manhã da quarta feira (12) foi realizada uma Palestra sobre o Combate e exploração sexual de crianças e adolescentes, o evento aconteceu no Auditório da FACOL – Faculdade Osman Lins em Vitória de Santo Antão.
No encontro, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social liderada pela senhora Iara Alencar, além do Conselho Tutelar e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Através de convites compareceram a este evento a Dra. Maria Betânia – Delegada de Polícia da Vitória, a Secretária de Ação Social – Iara Alencar, o Major Jonas Carvalho do 21º Batalhão da Polícia Militar, representantes do Conselho Tutelar e Comdica do Município, além de alunos de escolas da rede pública e particular de ensino, bem como representantes de entidades voltadas ao bem estar de crianças e adolescentes.
“Há muitos casos que a criança é violentada dentro da própria casa pelo pai ou padrasto, e quando a criança revela o caso para a mãe, ela pressiona para não dizer a ninguém, o que ajuda o agressor ficar impune”, destacou a delegada Maria Betânia.
O combate à exploração sexual de crianças e de adolescentes será intensificado em várias cidades do País, especialmente as turísticas, em uma campanha coordenada pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos que pretende esclarecer os casos de violência, além de serem denunciados ao Disque 100, devem ser informados aos Conselhos Tutelares de cada cidade.
Com o slogan “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime. Denuncie! Procure o Conselho Tutelar de sua Cidade ou Disque 100”, a campanha liga imagens típicas do cotidiano das crianças ao enfrentamento da violência.
No ano de 2008, o Disque 100, criado para receber denúncias de exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes, recebeu em média, 89 ligações por dia, o que será bem maior neste ano.
A Secretaria de Desenvolvimento Social da Vitória de Santo Antão em conjunto com o CREAS desenvolvem rotineiramente um trabalho de orientação e prevenção com crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares com um trabalho de orientação e prevenção contra o abuso e exploração sexual. Faz ainda palestras sobre o combate ao consumo de substâncias entorpecentes lícitas e não lícitas (bebidas alcoólicas, drogas, remédios controlados, psicotrópicos etc.)

Os palestrantes convidados deram total apoio ao projeto, declarando que todo projeto é importante quando vindo de instituições preocupadas com o tema. “Que venham mais. Pois, a peça fundamental é o apoio da sociedade que denunciando, exigindo das autoridades empenho e eficiência, conseguirá resultados positivos nesta batalha que de um lado estão adultos agressores, doentes, psicopatas e de outro, crianças inocentes e indefesas, vítimas em potencial deste desequilíbrio social e humano”, ressaltaram.

Ao término da palestra a equipe responsável pelo evento convidou a todos os presentes e a sociedade vitoriense, para participar na próxima segunda-feira – dia 18 – da 6ª Caminhada em prol do Combate a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes; a Caminhada terá início as 8:00 h. da manhã, com saída da Praça do Fórum (Matriz), e com encerramento defronte à Câmara de Vereadores.