Ceclin
dez 14, 2017 0 Comentário


Pacto pela Segurança é firmado entre a Prefeitura de Moreno e o MPPE

Durante a reunião do GGIM, foram apresentados e avaliados os números dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) no município e ações desenvolvidas pela Programa Moreno em Ordem. Foto: Divulgação

Durante a reunião do GGIM, foram apresentados e avaliados os números dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) no município e ações desenvolvidas pela Programa Moreno em Ordem. Foto: Divulgação

A reunião do mês de dezembro do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) foi marcada com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Município de Moreno (RMR) e o Ministério Público Estadual (MPPE) para adoção de medidas preventivas na Segurança Pública.

O Projeto Pacto dos Municípios pela Segurança Pública foi apresentado na reunião pelo promotor de justiça, Luis Sávio Loureiro da Silveira, coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAOP), do Ministério Público de Pernambuco. O Pacto sugere uma série de medidas que devem ser adotadas pelo município para combater a violência e buscar a melhoria na qualidade de vida do cidadão.

O promotor Luis Sávio detalhou os dez eixos que compõem o Pacto pelos Municípios. Entre os eixos de atuação para pactuação das metas estão: cadastramento e controle de bares e restaurantes; melhoria na iluminação pública; ações em grandes eventos; implementação do Programa Pernambuco contra o Crack; criação de Comissões de Controle e Conflitos; entre outros. “Estamos acompanhando o trabalho realizado, através do Programa Moreno em Ordem e vemos que algumas dessas ações já estão em andamento, inclusive com a criação de uma pasta de Segurança”, disse o promotor.

O pacto prevê a certificação dos municípios que cumprirem as metas estabelecidas com o Ministério Público de Pernambuco. O levantamento das ações realizadas é feito por um Comitê de Fiscalização formado por representantes do poder público e da sociedade. “Depois de um período de 6 meses, o município pode ser contemplado com certificados nas categorias ouro, prata e bronze”, explicou o promotor Luis Sávio.

O prefeito Vavá Rufino (PTB) voltou a destacar a importância da atuação dos municípios no combate à violência. Segundo ele, a assinatura do Termo de Cooperação com o Ministério Público é mais um instrumento que vai contribuir para a cultura de paz em Moreno. “Algumas ações previstas no pacto já estão em andamento, isso quer dizer que estamos trabalhando na direção correta. Vamos intensificar esse trabalho para cumprir todas as metas estabelecidas pelo Ministério Público”, disse o prefeito.

Durante a reunião do GGIM, foram apresentados e avaliados os números dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) no município e ações desenvolvidas pela Programa Moreno em Ordem. A reunião contou com as presenças do major Alano Araújo, comandante do 25° Batalhão da Polícia Militar; dos delegados Bruno Magalhães (seccional) e Severino Farias (Moreno); representantes da Prefeitura, Secretaria de Planejamento do Estado e do promotor de Justiça Criminal de Moreno, Russeaux Vieira de Araújo. O secretário de Segurança de Surubim, coronel José Lopes, também participou da reunião. Ele veio conhecer a experiência do Moreno em Ordem.

da Assessoria