• Ceclin
set 12, 2008 1 Comentário


Pacto pela Juventude roda País e ganha apoio de candidatos

Divulgando as 22 propostas aprovadas pela Conferência de Juventude, o Pacto busca obter o compromisso de gestores públicos e dos candidatos nestas eleições com a sua implementação em todas as esferas (municipal, estadual e federal). A Caravana da UNE: Saúde, Educação e Cultura, que está passando por 41 universidades e 27 estados, e a Caravana Nacional da Juventude do PT têm sido palcos privilegiados de debates e acúmulo para o Pacto.

O Pacto foi entregue ao Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, em 12 de agosto no Rio de Janeiro – evento que marcou a assinatura de Lula ao projeto que pretende indenizar a UNE e a Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) pelo incêndio e derrubada de sua sede na Praia do Flamengo, e também Dia Nacional da Juventude. Em 19 de Agosto, o Pacto foi lançado na reunião do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) com a presença de diversos ministros. Durante o lançamento foi aprovada pelo Conjuve a “moção de aplauso e reconhecimento” à Câmara dos Deputados pela votação da PEC da Juventude (em primeiro turno), Lei do Estágio, Ampliação da Licença Maternidade, Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Em São Paulo, na capital, no último dia 20, o Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, a vice-presidente do Conjuve, Maria Virginia de Freitas, entre outras autoridades, lançaram o portal de serviços e mobilização em torno do tema da juventude.

O documento do Pacto pela Juventude também foi entregue pelo Conjuve ao governo de SP. BH, Porto Velho, Fortaleza e São Luís recebem Pacto Na PUC-Minas, em 20 de agosto, o debate com 700 pessoas marcou a apresentação do Pacto pela Juventude aos candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte. O presidente do Conjuve, Danilo Moreira, apresentou o Pacto para Jô Moraes (PCdoB), Sergio Miranda (PDT), Vanessa Portugal (PSTU), Leonardo Quintão (PMDB), Gustavo Valadares (DEM), Jorge Periquito (PSDC) e Pedro Paulo (PCO). O único candidato que não compareceu, mas enviou representante, foi Marcio Lacerda (PSB). Danilo falou sobre a importância de se levar em consideração estes parâmetros e diretrizes da Política nacional de Juventude nos seus respectivo programas de governo. Já no dia 26 de agosto, a Assembléia Legislativa de Rondônia realizou audiência pública ”Juventude e Participação Política”.

O governador Ivo Cassol (sem partido), o presidente do Conjuve e diversos deputados estaduais participaram da audiência, além de organizações dos movimentos sociais, ONG’s, entidades, redes, e organizações Juvenis. Na audiência foi encaminhada a criação de uma comissão parlamentar pra discutir um conselho e coordenadoria estadual de juventude. Foi criada também uma comissão de sociedade civil para acompanhar estes encaminhamentos Na ocasião, Ivo Cassol parabenizou a iniciativa da Assembléia e falou sobre a importância de se investir recursos neste importante segmento que é a juventude. Ele lembrou que o seu governo vem fazendo isso com a capacitação de jovens, mas muito ainda precisa ser feito em ações conjuntas das três esferas. Danilo Moreira, disse da importância do momento político que é resultado do trabalho e esforço de muitas gerações. Na UNIR (Universidade Federal de Rondônia), um ato com a CUT, sindicatos, juventudes partidárias, UEE-RO, Pastoral da Juventude, Fetagro, movimentos sociais e ONGs marcou a assinatura ao Pacto pelos candidatos à Prefeitura de Porto Velho Alexandre Brito (PTC), David Chiquilito (PCdoB), Mauro Nazif (PSB) e Adilson Siqueira (Psol).

Os candidatos Hamilton Casara (PSDB) e Roberto Sobrinho (PT) se comprometeram a assinar o documento, apesar da ausência na atividade. A audiência pública sobre o Pacto, convocada pela deputada estadual Raquel Marques (PT), na Assembléia Legislativa do ceará, em Fortaleza, no dia 29 de agosto, teve o apoio do IJC (Instituto de Juventude Contemporâneo). Em São Luís, a sede do comitê de campanha do candidato à Prefeitura do PCdoB, Flávio Dino, recebeu a apresentação do pacto com a participação de membros da executiva nacional da JPT (Juventude do PT) e candidatos a vereador. Na ocasião, apresentações de grupos de hip hop, exibição de filmes e discussão sobre o plano de juventude da campanha de Flávio Dino ocorreram. (vermelho.org.br)