Ceclin
out 10, 2008 8 Comentários


Ouvintes têm grandes expectativas com Elias Lira

Foi imperioso constatar por dezenas de ligações telefônicas e opiniões de diversos ouvintes nas ruas da Vitória de Sto. Antão que a população espera que o prefeito eleito Elias Lira faça um grande governo. Foi a pauta indagada pela Mesa Redonda do Programa A VOZ DA VITÓRIA pela Rádio Tabocas FM (98.5) desta sexta-feira (10).

Sempre às sextas-feira, no início da tarde a tradicionalíssima Mesa Redonda acontece. Foi feita uma análise sistêmica e política do resultado de todas as urnas em Vitória para detectar a tendência do eleitorado na sucessão da prefeitura municipal. Discussão puxada por Lissandro Nascimento e o cronista Elias Martins. Na oportunidade foi feita uma Enquete ao ouvinte: “Qual a primeira atitude que deve tomar o Prefeito eleito Elias Lira à frente da Prefeitura Municipal da Vitória?”
E não faltou quem quisesse responder. Os ouvintes vitorienses trouxeram uma gama de temas públicos que o deputado e prefeito eleito Elias Lira (DEM) fizesse assim que assumisse o governo municipal. Conselhos, elogios, parabéns e sobretudo cobranças ao Plano de Governo não faltaram para que o democrata levasse em consideração.
Discutida inicialmente a leitura política desenhada pelas 270 urnas eletrônicas do nosso Município, o democrata Elias Lira terminou ganhando majoritariamente em 157 delas, enquanto o socialista Demétrius Lisboa ganhou em 107 urnas. Houve nesta eleição de 2008 empate entre Elias e Dedé em 06 (seis) urnas, diferente do resultado ocorrido entre Elias Lira e Aglaílson na eleição de 2000 onde ficaram empatados em 11 (onze) urnas, e na eleição de 2004 estes empataram apenas em 02 (duas) urnas na cidade.
Uma curiosidade das eleições de 2000 para a de 2008 foi a quantidade de urnas agregadas, ou seja, seções que foram casadas em uma única urna eletrônica. Pasmem! Em 2000 a eleição para prefeito em Vitória tiveram 50 (cinquenta) urnas agregadas. Nesta, de 2008, só 17 (dezessete) urnas foram agregadas.
Lembrando que em 2000 ninguém reclamou, contrapondo-se a balbúrdia que foi montada este ano na cidade com os acontecimentos públicos ocorridos na semana passada.
Outra curiosidade foi que o democrata Elias Lira ganhou nas urnas de Cidade de Deus, Bonança e majoritariamente no Distrito de Pirituba. Enquanto Dedé ganhou com uma margem pequena nas urnas instaladas na FAINTVISA. Quando lemos os resultados das urnas instaladas nos bairros do Alto José Leal, Jardim Ipiranga, Redenção, Amparo, Água Branca e Estrada Nova o candidato Elias Lira ganhou com um percentual de votos bem maior quando este concorreu em 2000 e 2004. Provando a tendência, de acordo com os resultados divulgados pelo TSE, que Elias Lira em votos cresceu substancialmente e gradativamente ao longo desta década.
Se fizermos a comparação das eleições que Aglaílson foi para o embate com Elias, em todas as análises eleitorais (2000/2004/ e 2008 com Dedé) a votação de Aglaílson consolidou-se atingindo um teto, enquanto a de Elias Lira para a Prefeitura cresceu vertiginosamente (quem comprova isso são as urnas que expressou a tendência do eleitorado vitoriense). Outra curiosidade é que nesta Eleição 2008, o atual prefeito Demétrius Lisboa teve mais votos para prefeito do que o próprio José Aglaílson quando disputou em 2004 (uma diferença de mais de 2.000 mil votos).
Dos conselhos das dezenas de participantes do programa desta sexta para o prefeito eleito, entre inúmeras destacam-se: cumprir a promessa da construção das 03 Políclinicas, investir na segurança e numa política de promoção de empregos, investir em saneamento básico, investir em educação e cultura com gestão democrática nas escolas, regulamentar os Motos-táxi e moralizar o concurso público.
Apresentação: Lissandro Nascimento.
Produção: Jáder Siqueira.
Equipe: Gilberto Júnior, Felipe França, Genilda Alves.