Ceclin
out 05, 2018 0 Comentário


Outubro Rosa: a prevenção como forma de combate ao câncer de mama

a prevenção como forma de combate ao câncer de mama 3

No Espaço Renascer do HCP, que comemorou, na quinta-feira (4), 35 anos, um grupo de psicólogos e educadores físicos enchem de estímulo o coração dessas pacientes com alegria e apoio para combater a doença

No Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) no Recife, o que não faltam são histórias de superação da doença que são atribuídas ao diagnóstico precoce.

Outubro é o período de conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Isso porque a descoberta da doença quando é feita ainda no início, possibilita chances de cura de até 95% dos casos. O câncer de mama é, depois do de pele, o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 28% dos novos casos a cada ano. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença deverá atingir cerca de 60 mil mulheres apenas este ano. No Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), em Santo Amaro, área Central do Recife, o que não faltam são histórias de superação da doença que são atribuídas ao diagnóstico precoce.

A mastologista e coordenadora do serviço de mama do HCP, dra. Cláudia Pereira destacou a importância de ter um mês para lembrar que os exames preventivos periódicos para as mulheres acima de 40 anos salvam vidas.

“A única forma que temos hoje de identificar essas lesões é com a mamografia, porque é o exame que dá segurança de detectar na paciente um tumor abaixo de um centímetro, já que essas lesões no início não são palpáveis no exame físico”, pontuou. “Uma lesão diagnosticada no começo carece de menos cirurgias mutiladoras, às vezes faz com que se dispense até a quimio e a radioterapia, e o tratamento é tem um tempo menor, justamente porque o prognóstico é muito maior”, explicou.