• Ceclin
abr 24, 2019 0 Comentário


Osman Lins: poemas inéditos e artigos lançados em livros

'Crisálida', com poemas de Osman Lins, será lançado nesta quinta (25) no Mepe. Foto: Divulgação

‘Crisálida’, com poemas de Osman Lins, será lançado nesta quinta (25) no Mepe. Foto: Divulgação

‘Imprevistos de Arribação: Publicações de Osman Lins nos Jornais Recifenses’ e ‘Crisálida’ serão lançados nesta quarta (24) e quinta (25) em Vitória de Santo Antão e no Recife

Folha PE

Dois volumes, mais de noventa artigos e poemas inéditos do escritor Osman Lins compilados em “Imprevistos de Arribação: Publicações de Osman Lins nos Jornais Recifenses” (Papaterra Editora), editado por Cristiano Moreira como resultado de sua pesquisa de doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A obra ganha lançamento nesta quarta-feira (24/4) em Vitória de Santo Antão – terra natal do pernambucano autor de contos e romances e outras narrativas, incluindo peças teatrais. Na quinta (25), o livro – que teve a edição viabilizada pelo Funcultura do Governo do Estado – chega ao Recife, mais precisamente ao Museu do Estado.

Com organização da professora Ana Luiza Andrade e do jornalista e pesquisador pernambucano Rafael Dias, a narrativa explorada por Cristiano traz à memória o movimento cultural do Recife nas décadas de 1950 e 1960, com as ações do Teatro Popular do Nordeste (TPN), as influências de Gilberto Freyre na literatura brasileira e sobre o Instituto Geográfico de Vitória de Santo Antão, entre outras histórias.

Montez Magno

Os capítulos de “Imprevistos de Arribação: Publicações de Osman Lins nos Jornais Recifenses”, na verdade denominados “cadernos” e utilizados nas capas dos dois volumes, ganharam os desenhos da série “Estudos” do artista e ilustrador pernambucano Montez Magno, amigo próximo de Osman Lins. Na ocasião do lançamento no Recife, também será apresentado ao público o livro de poemas “Crisálida” (editora Papel do Mato), escrito por Magno e editado por Itamar Morgado.

“Foi tudo despretensioso. Por meio do Cristiano conheci o Montez e ele acabou me pedindo para editar ‘Crisálida’, uma espécie de adendo ao (livro) ‘Imprevistos’. Na verdade o lançamento será algo do tipo um reencontro das artes de Osman e de Montez Magno”, contou Itamar.

SERVIÇO:

Lançamentos:
“Imprevistos de Arribação: Publicações de Osman Lins nos Jornais Recifenses” (R$ 70)
Quarta (24), 20h, no Teatro Tabocas da Faculdade Osman Lins – Facol, em Vitória de Santo Antão (Rua do Estudante, 85, Bairro Universitário)
Lançamento simultâneo de “Crisálida” (R$ 100)
Quinta (25), 19h, no Museu do Estado (av. Rui Barbosa, 960, Graças).