Ceclin
nov 25, 2010 0 Comentário


Os Desafios de Rousseff

por Hely Ferreira*


A história política do Brasil ficará marcada de forma emblemática a partir de 1º de janeiro, pois pela primeira vez estará no comando do Planalto Central uma pessoa do sexo feminino.
O governo da senhora Dilma Rousseff será recheado de desafios. O primeiro deles, certamente estará atrelado em relação às comparações que serão feitas com a era Lula, uma vez que a popularidade do atual governo é bastante significativa e nem tão cedo o novo governo conseguirá se desvincular dele.


Outro fator que se fará presente como desafio é a agenda política internacional. Há uma expectativa em saber quais serão as medidas adotadas em relação ao Mercosul e a aproximação com o governo iraniano.
A tão falada taxa de juros será posta à mesa de negociação para que seja repensada.


Entre tantos desafios, acreditamos que os mais difíceis de conviver são os seguintes: o primeiro deles é qual será a postura adotada pelo novo governo em relação ao MST; o segundo é o famoso programa Bolsa Escola: até quando será possível mantê-lo sem que o mesmo seja percebido o embrolho que poderá causar aos asseclas; e o terceiro é em relação ao comportamento do PMDB. Todos sabem que sem seu apoio não se consegue governar, sendo, assim: a presença do mesmo dentro do governo concederá à presidente tranquilidade, ou o eterno fantasma de uma possível conspiração para assumir a titularidade?


por Hely Ferreira,
é Cientista político.