Ceclin
set 13, 2016 0 Comentário


OrtoEstética Vitória: Tipos de braquetes

braquetes

Algo que sempre gera dúvida entre os pacientes são as variações nos tipos de braquetes. Não vamos falar aqui das diferentes marcas e fabricantes, nem de sistemas mecânicos; apenas das diferenças gerais com base na sua composição e desenho.
E, antes de mais nada, vamos deixar claro: independentemente do tipo, todos eles farão o mesmo “trabalho” na sua boca. As diferenças estão no material de que são feitos e na forma como o arco será preso a eles. E sendo assim, cada qual tem vantagens e desvantagens.

braquetes 1
E qual é o papel dos braquetes no tratamento ortodôntico? São eles que fixam o arco ortodôntico nos dentes, permitindo que a força exercida pelo arco seja transmitida ao dente promovendo então a sua movimentação.

Hoje em dia existem, basicamente, 3 tipos de braquetes (sem falar no aparelho lingual). E podem haver algumas combinações entre eles que veremos a seguir.

Braquetes Metálicos:

Este é o tipo mais comum e conhecido de braquete. É o responsável pelo famoso “sorriso metálico” de quem usa aparelho fixo. O fio ortodôntico é fixado a estes braquetes com o uso de “borrachinhas” (coloridas ou não) ou com amarrilho metálico. Basicamente, sua desvantagem é a estética, que fica um pouco prejudicada por causa de sua coloração. No mais, é um sistema que oferece um resultado excelente, com poucas quebras, além de ser bastante confiável.

Braquetes Estéticos:

Os braquetes estéticos podem ser de policarbonato (um tipo plástico), porcelana ou safira.

Os braquetes de policarbonato apesar de serem estéticos são os que mais sofrem com as manchas advindas da alimentação, ficando amarelados ao longo do tempo, além de deformarem com bastante facilidade, sendo inclusive, mais frágeis do que os braquetes metálicos.

braquete 2

Os braquetes de porcelana tem a vantagem de serem da mesma coloração dos dentes o que os deixam muito mais discretos. Também são muito resistentes a manchamentos, mantendo sua cor durante todo o tratamento, além de possuírem uma boa rigidez o que faz com que a deformação pela alimentação seja dificultada.

A desvantagem de ambos é que podem ter um tratamento mais prolongado que o metálico devido a composição do fio, que é metálico, ser diferente da composição do braquete, gerando mais atrito no movimento.

braquete 3

Os braquetes de Safira são praticamente transparentes e fornecem resultados estéticos melhores que os dois anteriores. São chamados de Safira pois a cerâmica de que são feitos (cerâmica monocristalina) passa por um processo de fundição que gera uma estrutura molecular muito semelhante com a da safira natural. Estes braquetes têm como única desvantagem o preço, pois são mais caros. Ainda assim, são a melhor opção de braquetes estéticos, pois são muito mais resistentes a quebras e manchamentos que os dois anteriores além de promoverem um excelente resultado por sua superfície ser altamente lisa.

braquete 4

Braquetes autoligados

Relativamente recentes no mercado, este modelo de braquetes tem como característica uma “tampinha” que abre e fecha sobre o slot do braquete e serve para fixar o fio, dispensando o uso de borrachinhas ou fios de amarrilho.

A vantagem, segundo os fabricantes, é que este sistema reduz o atrito entre o fio e o braquete o que poderia “acelerar” o tratamento ortodôntico (o que não é 100% verdade). Além, é claro, de facilitar o trabalho do Ortodontista já que ele não precisa prender um a um cada braquete ao fio. Os braquetes autoligados podem ser metálicos ou de material estético. O custo, como tudo que é novidade, ainda é bastante alto.

braquete 5

Na Rede Ortoestética Vitória de Santo Antão  se disponibiliza de todos esses braquetes, utilizando o que há de mais moderno e atual das clinicas de ortodontia.

Agende uma avaliação e transforme seu sorriso.

LEIA TAMBÉM

O que é Reabilitação Oral?

O que é Odontopediatria?

OrtoEstética Vitória: o que é Ortodontia?

Consulta de Revisão dos Dentes

Clareamentos Dentários

O que é tratamento endodôntico?

 

SERVIÇO 

Clínica Rede OrtoEstética Vitória de Santo Antão/PE 

Rua Prefeito João Cleofas de Oliveira, nº 169 – Salas comerciais 05 e 06 – Praça Duque de Caxias – Centro, ao lado do Banco do Nordeste (BNB).
Horários: Segunda à sexta das 07h. às 17h. // Sábado das 07h às 12h.
Telefones: (81) 3523-2374 / 98855.1959.