Ceclin
set 02, 2016 0 Comentário


OrtoEstética Vitória: O que é Reabilitação Oral?

reabilitacao_oral

A reabilitação oral consiste em tratamentos de prótese dentária e estética que visam recuperar ou melhorar a saúde bucal do paciente, quando esta se encontra comprometida.

A grande finalidade da reabilitação oral é reestabelecer: função (mastigação), estética (beleza) e saúde (remover infecções). Uma dentição completa e bem articulada evita problemas na mandíbula e no maxilar, que podem se desenvolver em problemas maiores e mais complexos no futuro.

A reabilitação oral envolve um planejamento complexo do caso, normalmente envolvendo múltiplas especialidades como endodontia (canal), periodontia (gengiva), implantodontia (implantes), prótese dentária, dentística (restaurações), estética.

Para realizar esse procedimento o primeiro passo é agendar uma avaliação no dentista para avaliar o estado da boca e dos dentes. Em seguida, um molde de gesso é feito para que a arcada dentária seja colocada em um aparelho específico, que vai reproduzir os movimentos naturais durante a mastigação.

A partir dessa avaliação, o dentista vai determinar o que precisa ser feito, implante odontológico, prótese fixa, prótese removível ou prótese total. O processo procura reconstituir a engrenagem anatômica dos dentes, a partir dos movimentos de mastigação para criar uma estética nos dentes, com um sorriso bonito.

Coroas e Pontes Dentárias

As próteses fixas mais recomendadas nos casos de reposição dentária são as coroas e as pontes fixas. As pontes fixas são cimentadas sobre os dentes existentes, ou implantes dentários, e servem para preencher o espaço onde houve perda de um ou vários dentes, recuperando a funcionalidade anterior. Estes tipos de próteses oferecem grande estabilidade, pois não podem ser retiradas como acontece com as dentaduras e próteses removíveis.

As coroas cobrem totalmente os dentes danificados e restauram o seu tamanho e forma original, podendo ser feitas de metal ou cerâmica ou uma combinação de ambos. Para um resultado estético superior recomenda-se uma coroa inteiramente em porcelana.

coroas dentarias

As coroas são indicadas para:

•    Cobrir inteiramente ou parcialmente a coroa de um dente danificado

•    Reforçar um dente após um tratamento de canal

•    Substituir uma grande restauração (quando a extensão da cárie compromete a estrutura do dente)

•    Restaurar um dente fraturado num acidente ou trauma

•    Proteger um dente enfraquecido

•    Cobrir um implante dentário

As pontes fixas são utilizadas para substituir um ou mais dentes. Elas são cimentadas aos dentes naturais ou implantes próximos ao espaço vazio. Para isso, os dentes naturais são preparados (reduzidos em tamanho) antes de receber as coroas.

Algumas das vantagens das coroas e pontes fixas são:

•    Boa opção para preencher a falta de dentes

•    Recupera a funcionalidade perdida permitindo ao paciente mastigar, falar e sorrir como antes.

•    Solução permanente que substitui as dentaduras postiças

•    Oferecem maior estabilidade que as dentaduras e próteses removíveis

•    Funcionam de forma muito semelhante aos dentes naturais.

Prótese Dentária Removível

As próteses removíveis são aparelhos protéticos que servem para substituir os dentes ausentes e tecidos, podendo ser removidas pelo paciente para a sua higienização. Existem dois tipos de próteses removíveis: as próteses parciais (ponte parcial removível- PPR) e as próteses totais (dentaduras).

As próteses parciais são indicadas quando ainda existem dentes naturais. Quando faltam dentes, o osso é reabsorvido e os dentes adjacentes tendem a mover-se para o espaço livre, causando vários desequilíbrios nas arcadas. A prótese parcial preenche os espaços criados pela falta de dentes, evitando a deslocação dos dentes remanescentes.

As próteses são uma alternativa para os pacientes que não tem indicação para receber implantes devido à falta de estrutura óssea, não podem fazer enxertos, ou possuem uma limitação financeira ou de saúde.

As próteses totais são indicadas nos casos de perda total dos dentes e podem ser de dois tipos: “imediata” ou “convencional”. A prótese convencional é confeccionada depois que os dentes foram extraídos e quando a gengiva tiver cicatrizado. Isto leva geralmente três meses. Já a prótese imediata é colocada imediatamente após a extração dos dentes, como uma solução provisória durante a cicatrização da gengiva, preservando o sorriso durante todo o processo do tratamento.

As Próteses Dentárias Removíveis são indicadas para:

•    Substituir vários ou todos os dentes numa arcada.

•    Reabilitar as funções mastigatórias, fonéticas e estéticas.

•    Evitar o envelhecimento precoce dos tecidos faciais.

•    Restaurar o sorriso e aumentar a auto-estima.

protese

O que esperar das próteses removíveis:

Embora as próteses sejam aparelhos duráveis, em alguns casos, devido ao desgaste normal do uso, elas precisam ser refeitas, reparadas ou reajustadas.

Durante as primeiras semanas é normal notar um aumento no fluxo da saliva, sentir desconforto e possivelmente ter um pouco de dificuldade para falar e mastigar. Contudo, à medida que os seus músculos e tecidos se acostumam com as novas dentaduras esses sintomas irão desaparecer.

Para garantir a longevidade da sua nova prótese é importante ter uma boa higiene oral e visitar o dentista regularmente para exames e limpeza profissional.

Na Rede Ortoestética Vitória de Santo Antão se utiliza do que há de mais moderno e estético em materiais. Uma prótese bem confeccionada devolve ao paciente a segurança para o convívio social e restaura a função original dos dentes.

Agende uma avaliação e transforme seu sorriso.

 

LEIA TAMBÉM

O que é Odontopediatria?

OrtoEstética Vitória: o que é Ortodontia?

 Consulta de Revisão dos Dentes 

Clareamentos Dentários  

O que é tratamento endodôntico?

 

SERVIÇO 

Clínica Rede OrtoEstética Vitória de Santo Antão/PE 

Rua Prefeito João Cleofas de Oliveira, nº 169 – Salas comerciais 05 e 06 – Praça Duque de Caxias – Centro, ao lado do Banco do Nordeste (BNB).
Horários: Segunda à sexta das 07h. às 17h. // Sábado das 07h às 12h.
Telefones: (81) 3523-2374 / 98855.1959.