Ceclin
fev 14, 2017 0 Comentário


Órgãos públicos definem TAC para o Carnaval da Vitória de Santo Antão

TAC Carnaval 2017 em Vitoria Sto. Antao

Foram definidos os termos gerais do TAC  do Carnaval – Termo de Ajustamento de Conduta – que se trata de uma peça jurídica objetivando estabelecer o regramento para o Carnaval 2017 em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Os órgãos públicos se reuniram por duas vezes nos últimos dias no auditório do Ministério Público local, conduzido pela Promotora de Justiça Joana Cavalcanti, bem como representantes da Prefeitura da Vitória, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, AGTRAN e Guarda Municipal, assim como a ABTV e ACTV, quando na oportunidade as instituições distribuíram suas tarefas para efetuar a fiscalização de paredões de som, percurso, segurança, cadastramento, dentre outros.

Horário

A preocupação com a atual situação de insegurança em Vitória de Santo Antão também foi pauta do TAC. Uma das intervenções foi o horário de encerramento das festividades na cidade, estabelecendo horário limite para os desfiles nas ruas e funcionamento dos estabelecimentos comercias. Ficou estabelecido que às 2h. da manhã ocorra o encerramento de todas as festividades, palcos, bares, inclusive estabelecimentos que vendam bebidas alcoólicas.

Cadastramento de veículos

Os moradores que residem no percurso do Carnaval 2017 terão o cadastro realizado pela Secretaria de Cultura de casa em casa, onde esta operação já foi iniciada. O percurso dos trios elétricos teve mudanças e irá contemplar sua passagem pela Praça Dom Luiz de Brito, Matriz.

Logística

Proibições como queima de fogos nas concentrações ou durante o trajeto, e uso de mesas e ou cadeiras pelos barraqueiros e gasoseiros cadastrados foram mantidas.  Também seguem proibido o uso de garrafas, copos e acessórios de vidro. Pontos coletores e para trocas por material de plástico serão montados em pontos do circuito carnavalesco. A Polícia Militar foi designada em intervir caso os proprietários de paredões de som insistam em utilizar os aparelhos no corredor da folia.

Polos

Até o momento, apenas os polos carnavalescos da Matriz de Santo Antão e do Distrito de Pirituba, estão mantidos. Prefeitura de Vitória aguarda definição da Fundarpe sobre se a cidade terá polo do Governo do Estado.