Operação prega responsabilidade nas estradas e altera trânsito no interior
A partir desta quinta-feira (14), sinalizações em placas e panfletos começarão a ser aplicadas nas principais rodovias do Estado que dão acesso às cidade de Brejo da Madre de Deus, Gravatá e às praias pernambucanas, principais pontos de concentração de pessoas durante o feriado. Somente em comunicação a Secretaria de Transportes investirá R$ 300 mil. “Abordaremos o condutor quanto à integridade e segurança dele e de sua família, já que respeitar as leis do trânsito e estar atento na estrada é também uma preocupação com o próximo”, afirma o secretário Isaltino Nascimento.
Em Caruaru, a inauguração fica por conta de dois dos quatro viadutos da BR-104, que devem dinamizar o acesso a Brejo da Madre de Deus. O Viaduto Luis Monteiro e do Bandepe, que passam pelo Alto do Moura e pela Avenida Agamenon Magalhães (respectivamente o primeiro e o quarto da série de intervenções, serão liberados a partir desta quinta-feira. Em vez de utilizar as vias locais, os motoristas poderão subir as vias.
Por fim, as lombadas eletrônicas da PE-060, PE-035 e da BR-232 serão, mais uma vez desligadas, o que será indicado em grandes sinalizações aplicadas 100 metros antes de cada aparelho de medição. As intervenções têm início nesta quinta-feira, a partir das 22h, nos trechos da BR-232 do Curado (KM 6,2), Bonança e Pombos.
Nas perimetrais, os desligamentos começam na próxima terça-feira (19), enquanto nos demais trechos da BR-232 do Curado (KM7,8) e de Moreno, o início será no dia 21, quinta-feira santa. A única exceção fica por conta da lombada eletrônica da Serra das Russas, nos dois sentidos, que continuará regulando a velocidade máxima na área: 60 km/h.
Quadriciclos – Uma das grandes preocupações para a Semana Santa, este ano, é sobre o uso de quadriciclos na cidade de Gravatá. Os veículos, de uso rural, são comumente vistos nas rodovias e na BR que cruza a cidade, o que pode gerar a apreensão dos mesmos. “Além disso, temos informação de menores utilizando estas máquinas ou mesmo jovens embriagados, o que dificulta o trabalho de gerar segurança, que tentamos fazer”, afirma o secretário Isaltino Nascimento.
Para contornar a situação, equipes agirão na cidade confiscando os quadriciclos, que só podem ser liberados por meio de um reboque. Em caso de acidentes, a responsabilidade penal pode recair sobre o condutor (se maior de 18 anos) ou o proprietário do veículo. Em 2010, dois veículos do gênero foram apreendidos.