Ceclin
mar 25, 2021 0 Comentário


Operação pela Prevenção no roteiro de Gravatá, Palmares e terminais de passageiros

Feirante em Garanhuns recebe máscara de proteção, nesta quinta (25.03). Foto: Nelson Ricardo/ SPVD

Pernambuco pela Prevenção realiza Operação de distribuição de máscaras, álcool em gel e informações nos terminais integrados metropolitanos e nas cidades em dia de movimento

Os municípios de Gravatá e Palmares estão no roteiro da Operação Pernambuco pela Prevenção nesta sexta e sábado. A distribuição realizada pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas estará presente em Gravatá, na sexta-feira (dia 26.03), e em Palmares, no sábado (dia 27). Haverá distribuição de máscaras, álcool em gel e informações também nos terminais integrados de passageiros de Xambá, PE-15, Tancredo Neves e Cajueiro Seco.

Nesta quinta-feira (dia 25), além dos quatro grandes terminais citados, a Operação Pernambuco pela Prevenção esteve em Garanhuns e em Sirinhaém. Equipes percorrem pontos da cidade e distribuem máscaras de proteção no modelo 3D, álcool em gel e informações sobre a importância dos cuidados, para impedir a circulação do coronavírus e novos casos de covid-19.

O secretário Cloves Benevides considera a ação estratégica, parte dos esforços coordenados do Governo do Estado para cuidar da população. “O coronavírus pede reação do Estado em várias frentes. A Operação Pernambuco pela Prevenção trabalha para mostrar a importância de se tomar cuidados, como o uso de máscara sempre, a higienização rotineira das mãos e o distanciamento social. Todos ganham com as medidas de prevenção”, argumenta Cloves Benevides.

Pernambuco pela Prevenção começou nos terminais de passageiros de ônibus da Região Metropolitana do Recife. Até agora foram 80 mil máscaras distribuídas nos terminais integrados de passageiros de Joana Bezerra, Macaxeira, Barro, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, Pelópilas da Silveira, PE-15, Xambá, Camaragibe, Abreu e Lima, Igarassu, Cais de Santa Rita, Afogados, Caxangá, CDU, Jaboatão dos Guararapes, TIP, Cabo, Aeroporto, Rio Doce, Largo da Paz, Santa Luzia, Prazeres, Getúlio Vargas Tancredo Neves e Recife.

Desde o sábado (dia 20), a Pernambuco pela Prevenção começou a percorrer as feiras livres e todo o entorno, por ser um momento de atividade comercial essencial e popular. No bairro de Casa Amarela, contou com a parceria do Detran, que fez um pit-stop para distribuição também em coletivos. No domingo (dia 21), a distribuição de máscaras foi ao município de Limoeiro. Na terça-feira (dia 23), foi a vez de Camaragibe, na quarta-feira (dia 24), em Surubim, e na quinta (dia 25), em Garanhuns. Esta Operação distribuiu 70 mil máscaras.

As máscaras de proteção são no modelo 3D, capazes de proteger nariz, boca e facilmente ajustadas para oferecer barreiras e impedir a disseminação do coronavírus. As máscaras foram adquiridas no polo têxtil do Agreste, pela AD Diper, e doadas para distribuição junto à população. A Operação também oferece álcool em gel e esclarecimentos sobre a necessidade de cuidados.

Pernambuco pela Prevenção é uma operação conjunta e envolve todo o Estado, por essa razão conta com as secretarias da Casa Civil, de Planejamento e Gestão, de Defesa Social, de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, a AD Diper e o Detran.

CUIDADOS – O enfrentamento aos efeitos da pandemia na Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas começou há um ano. As ações foram às ruas como forma de reduzir os impactos da pandemia junto à população mais vulnerável. Entre as medidas executadas, foram instalados pontos com lavabo e com estrutura para banho, distribuídos itens de alimentação balanceados, itens de higiene pessoal e de limpeza doméstica, além de cestas básicas junto às famílias vulneráveis, nas comunidades da Região Metropolitana, Mata, Agreste e Sertão.

A Secretaria também modificou protocolos das ações dos programas Governo Presente e Atitude, de forma a aumentar o rigor com medidas de segurança sanitária junto aos usuários e servidores envolvidos nas atividades.

Agenda:

Distribuição de máscaras de pano, álcool em gel e informações

Quinta-feira (25) – Garanhuns
Quinta-feira (25) – Terminais de Xambá, PE-15, Tancredo Neves e Cajueiro
Sexta-feira (26) – Gravatá
Sexta-feira (26) – Terminais de Xambá, PE-15, Tancredo Neves e Cajueiro
Sábado (27) – Palmares.