Ceclin
out 02, 2012 0 Comentário


Onze cidades pernambucanas terão voto biométrico nas eleições 2012

G1PE

Em 2012, onze cidades de Pernambuco terão o voto biométrico, onde o eleitor é identificado por meio da impressão digital. Moradores de Caruaru, Aliança, Catende, Cupira, Itamaracá, Itapissuma, Macaparana, Rio Formoso, Sanharó, Tamandaré e Vicência testarão o novo sistema no próximo domingo (7).

Luiza dos Santos, de 84 anos, e Francisco Joaquim dos Santos, 88, já passaram por várias etapas em relação às eleições no Brasil, indo do papel às urnas eletrônicas. Pela lei, o voto para eles é facultativo, mas, ainda assim, eles não abrem mão desse direito. “Era com papel; a gente ia e colocava na urna. Agora é mais fácil”, disse Luiza. “O cidadão, para ser cidadão, tem que votar”, completou Francisco.

A costureira Jéssica Medeiros, assim como o casal de idosos, compartilha da opinião de que o voto é importante para o fortalecimento da democracia. “É um dever, um direito nosso de cidadão, que devemos exercer perante a sociedade”, comentou. Por serem moradores de Caruaru, os três ainda têm dúvidas a respeito do voto biométrico, que será aplicado na cidade, dona do quinto maior colégio eleitoral do Estado, com 185.863 pessoas aptas a votar.

Saiba mais clicando AQUI