Ceclin
Maio 20, 2010 1 Comentário


OMS lança campanha para impedir avanço do abuso do álcool no mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou hoje (20) uma estratégia global envolvendo 194 países para adoção de medidas de combate ao abuso de álcool. A estimativa é que 2,5 milhões de pessoas morram, por ano, no mundo em decorrência do abuso do álcool. Pelo menos 320 mil destas vítimas são jovens que têm de 15 a 29 anos.

Para a OMS, o ideal é que sejam adotadas ações diretas e indiretas nos vários setores da saúde pública visando a redução do abuso de álcool. As medidas devem incluir campanhas educativas e também a formação de profissionais, além de orientações para a prevenção ao abuso.

A organização sugere ainda que os governos fixem regulamentos mais rigorosos no caso da publicidade envolvendo bebidas alcoólicas. Outra recomendação é elevar os preços das bebidas como meio de tornar a ingestão menos acessível.

No Brasil, o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) fez pesquisa e constatou que, em geral, o consumo de bebida alcoólica é maior entre os homens. De acordo com o Ministério da Saúde, entre os homens o consumo ocorre principalmente dos 25 aos 34 anos. No caso das mulheres, o uso de bebida alcoólica é maior no período dos 18 aos 24 anos.

Pela análise do Cisa, o consumo de álcool também é mais elevado entre os homens em outros países, como os Estados Unidos, o Chile e a Colômbia. Variam as faixas etárias e os percentuais apenas.

Da Agência Brasil publicado por Diario On Line.