OIT lança campanha contra trabalho infantil no Brasil
A OIT (Organização Internacional do Trabalho) e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, uma organização não governamental, lançaram nesta quinta-feira (10) em Brasília a campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”.
De acordo com o coordenador do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil da OIT, Renato Mendes, o ritmo de erradicação do trabalho infantil no Brasil vem caindo desde 2001.
– O Brasil segue o movimento observado em outros países de queda no ritmo da erradicação desde 2001. Por isso precisamos de campanhas como esta para acelerar este ritmo.
O Brasil tem hoje, de acordo com a OIT, 4,4 milhões de crianças trabalhando. No mundo, são 215 milhões.
– O número de crianças trabalhando no Brasil ainda é muito alto e mesmo que fosse apenas uma criança trabalhando já seria preocupante, já que queremos acabar com o trabalho infantil.
A campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil” tem peças publicitárias. Além disso, a OIT mantém desde 2009 uma parceria com o Ministério Público do Trabalho, que monitora a execução de verbas federais para a erradicação do trabalho infantil nos municípios brasileiros.
– Este é um trabalho importante porque assim garantimos que os municípios gastem a verba federal para acelerar o ritmo da erradicação.
A ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, esteve na inauguração e anunciou a implantação no país de 1.865 novos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e de 1.374 Cres (Centros de Referência Especializados de Assistência Social).
– Hoje é um dia muito importante porque estamos dizendo não ao trabalho infantil. E desde que o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil foi criado no Brasil, em 1996, já tiramos 3 milhões de crianças do trabalho infantil.