Ceclin
mar 24, 2015 0 Comentário


Odacy Amorim alerta para diminuição do volume do Rio São Francisco

(Deputado Odacy tenta a reeleição e diz confiar na Justiça  - Foto: Roberto Soares/Alepe)

A redução do volume de água do Rio São Francisco nos próximos meses, anunciada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, pode causar um colapso nas propriedades rurais que dependem de irrigação em Petrolina. O alerta foi feito pelo deputado Odacy Amorim, do PT, na tarde desta segunda (23 de março). Segundo o parlamentar, se não forem tomadas medidas rápidas, a diminuição do volume de água poderá causar desemprego na região.

Odacy Amorim pediu a intervenção do Governo e apelou para que os prefeitos dos municípios afetados pelo problema decretem logo situação de emergência. Ele acredita que dessa forma vai ser possível dar andamento mais rápido na contratação de obras e aquisição de equipamentos. Para o petista, é necessário o uso imediato de elevatórios flutuantes nas barragens, dispositivos que facilitam a retirada de água. O parlamentar explicou que a intenção é evitar que o caos se instale no sistema de irrigação de Petrolina.

De acordo com Amorim, a prioridade inicial do uso das barragens construídas no Rio São Francisco era o controle das cheias e, por último, a geração de energia. O parlamentar defendeu que, se necessário, deve-se desligar logo a hidroelétrica de Sobradinho para garantir a irrigação. Ele argumentou que não se pode levar a produção agrícola ao colapso, o que poderia causar o fechamento de diversos postos de trabalho na região.

Em aparte, Rodrigo Novaes, do PSD, disse que o investimento em elevatórios flutuantes tem que ser feito rapidamente, pois a instalação do sistema demora cerca de 120 dias. Tony Gel, do PMDB, disse que já havia alertado em outras ocasiões que o Rio São Francisco agoniza em alguns trechos.

Com informações da Assembleia Legislativa de Pernambuco.