Ceclin
Maio 25, 2011 3 Comentários


Obstetrícia é reforçada no Hospital João Murilo

por José Sebastian


O Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão, teve a reforma da sua emergência obstétrica inaugurada na manhã desta terça-feira (24). Com sete leitos exclusivos para gestantes, o espaço foi separado das emergências pediátrica e geral.

O setor passou por uma readequação, ganhando novos equipamentos, passando a contar com sete leitos para gestantes, dois consultórios, sala de ultrassom, classificação de risco e bloco cirúrgico com quatro salas de parto.

“Esse é apenas o início das reformas que vamos ter no hospital, que já é referência na região e será mais ainda após as melhorias”, destacou o diretor do hospital, Jairo Reis.
Também foram adquiridos equipamentos modernos para auxiliar nos atendimentos. Com essa nova estrutura, a unidade poderá fazer mais de 300 partos por mês – capacidade 10 vezes maior que a anterior à reforma.
Segundo a secretária-executiva de Atenção à Saúde, Tereza Campos, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) está investindo em três eixos para aprimorar o processo de humanização no atendimento: equipamentos modernos, estrutura física adequada e pessoal gabaritado. “Essa é uma política da SES em todos os nossos serviços. Aqui em Vitória, estamos dando mais uma demonstração de investimentos em maternidade e na interiorização do atendimento”, ratifica Tereza, lembrando que, recentemente, foi inaugurada a nova maternidade do Hospital Jaboatão-Prazeres.


Outra novidade é a adesão do hospital ao programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde (MS). O João Murilo será o primeiro a contar com um investimento de R$ 1 milhão para transformar a maternidade, hoje de médio risco, em alto risco. “Entre as novidades do programa, teremos a implantação de leitos de UTI neonatal no hospital, que será o segundo no interior do Estado com esse serviço. A unidade irá oferecer 300 partos por mês, uma capacidade 10 vezes maior que a anterior á reforma. Essa emergência foi a primeira do Brasil a ser contemplada pelo programa Rede Cegonha, criada pelo Ministério da Saúde. Atualmente, já há esse tipo de leito no Hospital Dom Malan, em Petrolina”, completou a secretária.



PERFIL – Fundado em 1969, o João Murilo (em homenagem ao filho do ex-Senador João Cleofas, naturais de Vitoria) é uma referência em atendimento de urgência 24 horas em Clínica Médica, Cirurgia, Obstetrícia, Traumatologia e Pediatria. Realiza mais de 12 mil atendimentos de emergência por mês, além de 350 cirurgias.
Contribui para essa demanda a grande quantidade de vítimas de acidentes de trânsito na BR-232. Sua estrutura conta com 74 leitos e 400 funcionários, sendo 85 médicos.


por José Sebastian,
Correspondente do Blog.