Em uma gestão municipal que tem como lema o “Vitória de Todos”, o Projeto Ação Social nos Bairros apresenta-se, na prática, como um retrato, como a visualização perfeita do citado lema na cidade da Vitória de Santo Antão.
Vitória vive, definitivamente, uma nova prática política. O governo municipal está, de forma programada, indo até aos bairros, principalmente àqueles mais carentes, com a participação das diversas Secretarias Municipais, para informar, atender a população e identificar os seus problemas. No bairro visitado, a administração, por um certo período, presta os mais variados tipos de serviços e atendimentos. Setores como Saúde, Educação, Obras, Segurança, Cultura e Lazer efetivamente presentes numa determinada localidade, proporcionando aos moradores a consciência de que eles têm direitos e devem exigi-los, pois são cidadãos, quiçá ainda mais importante do que os próprios serviços disponibilizados. Um verdadeiro “banho” de cidadania.
A qualidade de vida de uma cidade se mede pela eficiência dos serviços que a prefeitura presta à população. A administração demonstra a sua preocupação e mais, o seu compromisso em oferecer a todas as regiões do Município a diversidade das políticas públicas existentes. É o que se costuma chamar de inclusão social.
Resta-nos parabenizar a equipe responsável pela elaboração do Projeto nas pessoas de Catharina Quintas – Assistente Social e Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Andrezza Sandrely – Assistente Social e Diretora de Gestão Social e Coordenadora de Proteção Social Especial; e Yara Alencar e Analúcia Maciel, respectivamente Secretária e Secretária Adjunta de Ação e Desenvolvimento Social.
A primeira etapa do Projeto ocorreu na localidade do Drº Alvinho e a próxima ocorrerá neste domingo, dia 20/12, na comunidade da “Pitada”, que, apesar do nome, irá receber, certamente, uma “boa dose” de benefícios e cidadania.
Aproveito ainda o ensejo para desejar a todos os leitores do B
log, enfim, a todos os vitorienses, um Feliz Natal e um 2010 próspero, de paz, saúde e por que não, de muito trabalho.

por Décio Canuto dos Anjos Filho,
Secretário de Defesa do Cidadão da Vitória de Sto. Antão.