• Ceclin
fev 11, 2009 0 Comentário


O Brasil no rumo certo

O Partido dos Trabalhadores completa hoje 29 anos com muito a comemorar. Nascido com o ideal de intervir na vida social e política do país para transforma-la, ao longo deste período implementou um novo paradigma de ação política voltada a contemplar os segmentos excluídos da sociedade.
Desta forma, abriu trincheiras de lutas para questões de gênero, étnicas, culturais, ambientais, sociais. Foi ganhando espaço à frente de administrações municipais e no corpo das casas legislativas, se firmando no cenário político brasileiro com uma agenda inovadora, capaz de produzir políticas públicas que mudaram em muito arealidade de diversas cidades brasileiras. Esse conjunto de políticas – popularizado pelo modo petista de governar – permitiu uma profunda politização dos debates na sociedade, mostrando que era possível inverter as prioridades dos governos também em nível nacional.

Trabalhando incessantemente pela formação de um novo País democrático, conquistamos a presidência da República, com Luís Inácio Lula da Silva. Ali vencemos não apenas uma eleição, mas também o preconceito daqueles que diziam que um operário não poderia ser presidente da República. Em 2006, Lula se reelegeu, após empreender mudanças significativas no horizonte brasileiro baseadas na ampliação e aprofundamento das políticas sociais, na inversão de prioridades e na democracia participativa.

Hoje podemos dizer que as vozes do povo estão sendo ouvidas, visto a atenção dada pelo presidente Lula aos excluídos deste país, antes tratados como cidadãos de segunda classe. Entre os nossos cartões de visita contamos com a inclusão social representada pela criação de milhões de empregos com carteira assinada, o ingresso de jovens das classes populares no ensino superior, implementação de programas de distribuição de renda, o combate à fome, entre outras. Os militantes petistas também podem se orgulhar de, nesses 29 anos de história, terem influenciado positivamente a sociedade brasileira, na construção do companheirismo, da solidariedade e da generosidade e no combate a males como o nepotismo e a corrupção.

O Partido dos Trabalhadores mantêm-se como referência para milhões de mulheres e homens que apostam em um futuro cada vez mais justo e solidário. Essa referência,que se afirma no combate aos preconceitos de todos os tipos e na luta pela implantação de medidas de inclusão social, vem colocando o país no rumo certo.

Por Isaltino Nascimento,
Deputado Estadual pelo PT/PE e
Colunista deste Blog todas as terças.