Ceclin
set 15, 2012 0 Comentário


Número de vagas sobe 72% no IFPE

JC OnLine

VESTIBULAR Serão 6.178 vagas na seleção, distribuídas em 9 câmpus, em 3 regiões do Estado. Até o último concurso, eram 3.500

Pela primeira vez, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) realizará vestibular unificado para selecionar os novos alunos dos cursos técnicos, superiores e de educação a distância. Outra novidade é o aumento de 72% no número de vagas em relação ao ano passado. Ao todo, serão 6.178 vagas no processo seletivo, distribuídas em nove câmpus localizados nas três regiões do Estado: Zona da Mata, Agreste e Sertão (eram 3.500). Há, ainda, mais 664 vagas ofertadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições do vestibular vão de 1º a 18 de outubro, apenas pela internet, com provas no dia 16 de dezembro.

A comissão organizadora do concurso inova também ao extinguir o ponto de corte. Até o ano passado, o estudante que tirasse zero em uma das provas era eliminado. Agora não mais. Só é desclassificado se zerar todas as provas. “Ao repensar a forma de ensino e aprendizagem e eliminar o ponto de corte, possibilitamos uma seleção menos excludente, valorizando as aptidões de todos os candidatos”, destaca a reitora do IFPE, Claudia Sansil.

Desde 2006, metade das vagas do IFPE é destinada a alunos egressos das escolas públicas estaduais ou municipais. A partir de agora, concorrem também os que estudaram em colégios federais. E dentro dos 50%, a instituição decidiu reservar 25% das vagas nos cursos com vocação agrícola para candidatos que residem na zona rural. A cota geográfica vai beneficiar estudantes dos câmpus de Vitória de Santo Antão e Barreiros, na Zona da Mata, Belo Jardim, no Agreste, e Afogados da Ingazeira, no Sertão.

Segundo o presidente da comissão do vestibular, Rinaldo Malaquias, haverá 5.478 vagas em cursos técnicos, das quais 3.776 para a modalidade subsequente (quem já tem ensino médio) e 1.702 para o integrado (ensino médio concomitante ao ensino técnico). Foi criado o curso técnico em instrumento musical, no câmpus de Barreiros. “Nos cursos superiores, teremos 1.364 vagas, sendo 700 para o vestibular e 664 para o Sisu”, destaca Rinaldo. O IFPE oferece 21 cursos superiores.

As vagas que serão preenchidas pelo Sisu referem-se às do segundo semestre de 2013. Pode concorrer quem fizer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 3 e 4 de novembro e depois se cadastrar no Sisu, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC). A previsão é que as inscrições sejam em janeiro de 2013. Rinaldo enfatiza que apesar de a oferta das vagas do Sisu no IFPE ser para a segunda entrada, os interessados deverão se candidatar na primeira seleção de 2013.

INSCRIÇÃO

A expectativa é de que haja mais de 40 mil inscritos no vestibular. A inscrição deve ser feita no endereço www.ifpe.edu.br. Para participar da seleção dos cursos técnicos, a taxa é de R$ 20. Nos cursos superiores, o candidato vai pagar R$ 40.

Quem não tiver condições de arcar com a taxa pode solicitar isenção entre os dias 24 e 26 de setembro, diretamente nos câmpus. Serão concedidas 4.700 isenções, 1.700 a mais do que no ano passado. Inscrição é gratuita para vagas dos cursos técnicos na modalidade Proeja, voltadas para os que têm mais de 18 anos e possuem somente o ensino fundamental.