Ceclin
jan 08, 2016 0 Comentário


Novos conselheiros tutelares de Vitória foram empossados nesta sexta-feira

Mulheres fazem maioria no Conselho Tutelar da Vitória de Santo Antão. Foto: Nossa Vitória

Mulheres fazem maioria no Conselho Tutelar da Vitória de Santo Antão. Foto: Nossa Vitória

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (08) a solenidade de posse dos novos conselheiros tutelares vitorienses, tanto os titulares quanto os suplentes, eleitos em outubro do ano passado, durante o primeiro Processo de Escolha Unificada dos integrantes dos Conselhos Tutelares do Brasil. A cerimônia foi conduzida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) no auditório do Ministério Público de Pernambuco instalado em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata.

Os cinco conselheiros eleitos para o quadriênio 2016/2020 são: Irmã Zezinha, Dida, Daniele Vitor, Maria Betânia e Moab do João Murilo. Os conselheiros devem atuar na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, fazendo valer o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Suas remunerações chegam a R$ 2.100,00 por mês. A homologação dos 05 membros deverá ser efetuada pelo Prefeito de Vitória no próximo dia 10 de janeiro.

ELEITOS – Em Pernambuco, foram eleitos 1.030 conselheiros tutelares, para 206 conselhos, de 183 municípios. A exceção foi o município de Jaboatão dos Guararapes, devido a problemas técnicos e administrativos que ocorreram durante o processo eleitoral.

A GFC acompanha o andamento do processo para a eleição dos 35 conselheiros (sete Conselhos Tutelares) da cidade, que deverá ocorrer em breve. O edital de convocação já foi concluído. Cada Conselho Tutelar é formado por cinco conselheiros eleitos e cinco suplentes.