Ceclin
mar 03, 2016 0 Comentário


Novo presidente da Astur-PE tomou posse

Josenildo Santos assumiu à presidência da Astur. A foto é de Adriano Monteiro

Josenildo Santos assumiu à presidência da Astur. A foto é de Adriano Monteiro

Blog do Mário Flávio

Tomou posse na terça (1º) o novo presidente da Associação dos Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco (Astur-PE), Josenildo Santos. O evento recebeu representantes de 25 municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão do Estado. Toda a programação foi realizada na Pousada Lar de Glória, em Cupira, e na quarta-feira (02), todo o grupo seguiu para uma visita técnica na cidade de Lagoa dos Gatos.

O encontro teve início com a transmissão de cargo do secretário de Turismo de Limoeiro, André Quirino, para Josenildo Santos. Quirino deixou claro que a ideia de continuidade de todos os projetos será mantida e que o compromisso com o fortalecimento do Turismo pernambucano deve ir além de partidos políticos ou mandatos temporários. Durante a posse, Josenildo Santos, que há 15 anos atua no setor, afirmou que a nomenclatura de presidente não deve afetar positivamente ou negativamente qualquer tipo de envolvimento em prol do desenvolvimento local. “Quando você quer atuar não importa o cargo, você faz nem sequer estando na diretoria”, disse.

O agora presidente da Astur-PE lembrou o momento de crise que todo o País vive no momento, mas também evidenciou que embora a saúde e a educação sejam prioritárias para o bem-estar de toda a população, é necessário enxergar o turismo e a cultura como geradores de renda e, portanto, grandes aliados para o desenvolvimento de todo o município. “Cultura é prioridade porque nós precisamos manter viva a identidade de um povo, cada um deve olhar para trás e ver de onde veio. Precisamos também enxergar o turismo como gerador de divisas. Não fazemos festa por fazer festa, nós fazemos eventos, temos compromisso com o crescimento”, disse Josenildo. Ele acrescentou ainda que um dos pontos mais importantes para um desenvolvimento sólido é aliar cada ação com a comunicação.

O anfitrião, Josivaldo Mariano Alves, disse, em sua fala, que Cupira passou hoje por um momento que vai ficar na sua história. “Vocês estão conhecendo um pouco de Cupira. As pessoas ainda pensam que aqui é algo muito antigo, mas no nosso município temos um grande potencial e estamos o conhecendo de uma forma muito interessante, de dentro pra fora”, evidenciou. A cidade que recebeu o evento é a quarta maior produtora de confecções do Agreste e tem muita força no turismo de compras e negócios.

Durante as primeiras falas, a parceria entre Governo do Estado e Astur-PE foi reafirmada por Hamilton Falcão, representante da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco. Para ele, “André foi um presidente que enriqueceu o debate do Turismo participando ativamente do conselho que discute o setor”. Falcão ainda reiterou a necessidade de planejamento do turismo, para que ele continue fazendo parte da pauta de desenvolvimento do Estado.

A ordem do dia seguiu com apresentação do projeto Recife Antigo de Coração, por parte do gestor de Eventos, Sérgio Xavier, da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife; da palestra “Aprender a empreender” e da apresentação dos “Sistemas Municipais de Cultura e Turismo, uma estratégia de turismo sustentável”, realizada por Micheli Barreto, secretária de Turismo e Desenvolvimento Artístico e Cultural de Goiana.

LEIA TAMBÉM: Astur-PE tem novo presidente, e ai?