Ceclin
ago 28, 2017 0 Comentário


Nesta terça (29), Colóquio da Visibilidade marca Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

Visibilidade Lésbica

O Colóquio faz parte da Caravana da Visibilidade Lésbica e Mulheres Bissexuais de Pernambuco

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica (nesta ​ terça-feira – 29/08), será marcado, no Recife, pelo “Colóquio Visibilidade Lésbica – Arte e Empoderamento”. O evento será realizado no Centro Cultural Rossini Alves Couto, das 14 às 17h. Na ação, a proposta é reunir o maior número de pessoas com demonstrações diversas de artes. Haverá performances, rodas de diálogo, poesias e músicas. Tudo com foco no combate ao preconceito.

A atividade pretende promover a socialização de ideias e políticas públicas afirmativas para o segmento LGBT, especialmente direcionado às lésbicas e mulheres bissexuais.

O Colóquio faz parte da Caravana da Visibilidade Lésbica e Mulheres Bissexuais de Pernambuco, promovida pela a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão de Roberto Franca, por meio da Executiva de Segmentos Sociais (SESES), dirigida por Sérgio Moura, e da Coordenadoria LGBT , comandada por Marcone Menezes. O evento será realizado em parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Movimentos Sociais.

De acordo com a técnica representante lésbica da Coordenadoria, Íris de Fátima da Silva, a agenda é importante por “aproximar o movimento de mulheres lésbicas e bissexuais do poder público, através da quebra de paradigmas, unindo arte e compartilhando ideias.” Ainda de acordo com Íris, um dos pontos altos do evento será a apresentação do documentário que narra a trajetória do movimento lésbico no Estado de Pernambuco e a entrega de um documento ao Ministério Público de Pernambuco, onde constam reivindicações.

O coordenador LGBT Marcone Menezes também comemora a construção da atividade, uma vez que a Executiva que trabalha as políticas do segmento é relativamente nova no Estado. “Nossa Executiva foi instituída no ano de 2015. E poder realizar atos como este nos ajuda a fortalecer as políticas públicas do segmento LGBT, junto à sociedade civil”, completa Marcone. A coordenadoria Estadual LGBT trabalha com políticas públicas destinadas ao segmento LGBT, com um representante gay, lésbica, bissexual e transexual e está vinculada à secretaria Executiva de Segmentos Sociais (SESES), na pasta de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).

O DIA
O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica surgiu a partir do 1º Seminário Nacional da Visibilidade Lésbica (Senale), que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1996. O objetivo do diálogo para a instituição da data foi dar voz às lésbicas no cenário LGBT nacional, para discutir suas especificidades nas pautas referenciadas nos poderes Legislativo e Executivo.

SERVIÇO
Evento: “Colóquio Visibilidade Lésbica – Arte e Empoderamento”.
Quando: 29/08.
Hora: 14h às 17h.
Local: Centro Cultural Rossini Alves Couto.
Endereço: Av. Visconde de Suassuna, no99 – Boa Vista – Recife/PE
Telefone: (81) 3182-7411.