• Ceclin
dez 20, 2019 0 Comentário


Nesta sexta (20), Chã Grande completa 56 anos de emancipação política

Antes de sua emancipação, Chã Grande era distrito do município de Gravatá. (Foto da changrandense Maria Geyssilayne)

Antes de sua emancipação, Chã Grande era distrito do município de Gravatá. (Foto da changrandense Maria Geyssilayne)

Chã Grande News

O município de Chã Grande comemora hoje, 20 de dezembro, seus 56 anos de emancipação política. A data faz referência ao dia em que o então governador Miguel Arraes, atendendo a indicação do deputado estadual Paulo Viana de Queiroz, elevou Chã Grande a condição de Município.

Antes de sua emancipação, Chã Grande era distrito do município de Gravatá. Seu povoamento, segundo os registros históricos do livro “Chã Grande: das Palmeiras e de todas as épocas”, do jornalista Tomás de Aquino, se deu a partir do século XIX, quando pessoas provenientes de Vitória de Santo Antão passaram a ocupar as terras.

Após se tornar cidade, o primeiro prefeito foi o gravataense João Prudente de Santana, seguindo indicação de Miguel Arraes. Foi ele o responsável por organizar o município para, em 1965, os chã-grandenses escolherem seu primeiro gestor, que foi Tiago Barbosa Soares.

No comando do Município, além de João Prudente de Santana e Tiago Barbosa (2x), também passaram nomes como Euclides Gomes, Zé Gomes, Jaci Moreira (2x), Ivaldo Queiroz, Daniel Alves de Lima (3x) e Diogo Alexandre, exercendo seu terceiro mandato.

Saiba também: – Eventos em Primavera, Feira Nova e Itaenga comemoram 56 anos de suas emancipação política

O legislativo de Chã Grande é composto atualmente por 11 vereadores, onde a Casa Paulo Viana de Queiroz é presidida pelo vereador Jorge Luís da Silva. A Câmara Municipal de Chã Grande leva o nome do deputado autor da proposta de emancipação política, falecido em um acidente automobilística alguns anos após.

Com uma área de pouco mais de 70 mil km², Chã Grande é considerado como um dos menores de Pernambuco. Apesar disso, se destaca pela agricultura, com forte potencial para a plantação de chuchu, graviola, goiaba e hortaliças, que abastecem grandes mercados. Segundo a projeção do IBGE, divulgada este ano, a população chã-grandense está estimada em 21.698 pessoas, com uma densidade demográfica de 237,33 habitantes a cada km².

Conheça AQUI algumas curiosidades sobre Chã Grande