• Ceclin
fev 12, 2011 1 Comentário


Natuba, Apoty e Jussaral cobram juntos asfaltamento de suas estradas

Como sempre na sexta-feira o Programa A VOZ DA VITÓRIA em sua tradicional Mesa Redonda das 13h às 14h, recebe seus convidados nos estúdios da Rádio Tabocas FM (98,5) em Vitória de Santo Antão. No dia 04/02, contou-se com representantes do Projeto Pró-Asfalto idealizados por Sebastião Filho “Beto do Asfalto” de Pirituba, além de moradores das comissões dos Distritos de Apoty (Glória do Goitá), Jussaral (Cabo de Sto. Agostinho), Natuba e Pirituba (ambos em Vitória), contando ainda com a participação por telefone do Secretário de Transportes do Governo do Estado – Isaltino Nascimento.
De acordo com Sebastião Filho “Beto do Asfalto”, Presidente da Associação Comunitária dos Moradores do Distrito de Pirituba, desde o ano de 1999 foi iniciado o Projeto Pró-Asfalto, visando a melhoria de toda comunidade, tendo como foco levar o conhecimento da região ao Governo do Estado e do Município, reivindicando melhorias para uma melhor qualidade de vida a toda região.
Segundo Sebastião Filho, houve na época uma comissão de base, formada por lideranças comunitárias. “Ao longo de 15 anos de luta, se concretizou o sonho com a conquista do asfalto do Distrito de Pirituba, pois quando há mobilização e união, tendo consciência e enfrentando os obstáculos o sonho se torna realidade”, salientou.
O representante do Distrito de Jussaral, José Carlos, acompanhado de Lucitânia, salientaram que a situação do Distrito não difere às demais comunidades envolvidas na Comissão Pró Asfalto, estando o mesmo sempre acompanhando as reuniões dos fóruns de agricultura do Município da Vitória de Santo Antão. Frisou que a comunidade tem cobrado o asfaltamento/recapeamento dos 34 km. da PE 45, bem como as vias paralelas da PE 37, que ligam Engenho Genipapo à Jussaral com 7,5 km., além de Jussaral à Usina Bom Jesus com trecho de 29,5 km.

Acompanhado por Margarida Emília, João Jacinto – Representantes de Apoty, citaram que a comunidade religiosa tem contribuído com todo apoio nesta marcha em campanha do asfaltamento da principal via de acesso, Ladeira Vermelha, ao Centro de Glória do Goitá. Ele cita como uma grande dificuldade, o ligamento entre Apoty à Pirituba, onde não houve manifestação por parte do poder público; para ele é preciso maior participação dos moradores nesta mobilização.

Para as representantes de Natuba, Marinês Maria e Conceição, a comunidade está se espelhando na comunidade de Pirituba, já que Natuba é o principal polo de Pernambuco na produção de hortifrutigranjeiro, abastecendo os principais centros de legumes e hortaliças da Região Metropolitana do Recife (RMR). “Está acontecendo por parte da população uma campanha em virtude da melhoria de todos, buscando um sonho que tende a ser concretizado”, acredita a moradora de Natuba.
Beto do Asfalto, durante o debate enfatiza está emocionado em ver a mobilização das comunidades reunidas uma pelas outras, alerta também a questão de ser chamar à atenção da imprensa da capital pernambucana, levando um maior conhecimento do projeto as autoridades competentes.
Ao longo do Programa o Secretário de Transportes do Governo do Estado, Isaltino Nascimento, entrou ao vivo por telefone, destacando quais as principais medidas que serão tomadas em relação a sua pasta na administração do Governo Eduardo Campos.

Segundo o Secretário Isaltino Nascimento, já existe um plano do Governo para uma melhoria e ampliação das rodovias. Em relação a Zona da Mata Sul de Pernambuco, informou já ter traçado um plano de ampliação e reforma da PE 45 que liga Vitória de Santo Antão ao Município de Escada, num valor estipulado em R$ 25 milhões com previsão para concluir ainda este ano.

“Com relação as estradas de Apoty em Glória do Goitá e Jussaral no Cabo de Santo Agostinho, já existe dotação orçamentária para o asfaltamento destes distritos, onde vem sendo traçado um plano que irá viabilizar uma melhoria à população, inclusive com a reconstrução da ponte na PE 37, sendo um compromisso de todo o Governo, pois estes lugares dispõem de cadeias produtivas importantes para o Estado”, assegurou.
Indagado se havia interesse do Governo em firmar as condições para asfaltar os 03 km. da estrada de Natuba – em Vitória de Santo Antão, o Secretário foi enfático: “Como se aplica também ao formato de cadeia produtiva, Natuba é tida como prioridade do Governo do Estado para o ano de 2011”, respondeu Isaltino, garantindo que a estrada de Natuba se inclui na agenda de obras do Governo do Estado.


SAIBA MAIS:



Apresentação: Lissandro Nascimento.
Produção: Jáder Siqueira, Emerson Lima, Josimar Cavalcanti.