Ceclin
fev 16, 2012 1 Comentário


Nasce em Pernambuco a primeira associação de blogueiros do Brasil

O Jornal Correio de Notícias que circula na Zona da Mata e Agreste do Estado, publica em matéria de capa a criação da ABLOGPE

O dia 15 de janeiro de 2012 ficará marcado no calendário do mundo virtual brasileiro como a data que simboliza a criação da 1ª associação de blogueiros do País. A Associação de Blogueiros de Pernambuco foi criada com o objetivo de fortalecer a classe, considerada uma das mais crescentes no Brasil.

A diretoria executiva se reunirá pela primeira vez neste mês de fevereiro e já com o desafio de programar o Encontro de Blogueiros da Zona da Mata, previsto pra o dia 18 de março, em Macaparana. Nos dias 27 e 28 de abril, a agenda contempla os blogueiros da regional Arcoverde. No mês de maio, será a vez do Sertão, dia 20, em Petrolina e fechando os encontros do 1° semestre, o encontro será na Região Metropolitana do Recife, em Moreno, com data a ser definida.

A associação ganhou a sigla de ABLOGPE e elegeu como primeiro presidente, o blogueiro Lissandro Nascimento, administrador do blog A Voz da Vitória.com. Segundo ele, a entidade nasceu da vontade primordial de buscar o fortalecimento de uma categoria que tem crescido muito no País. “Nesses encontros que nós tivemos na Zona da Mata e Agreste de Pernambuco, constatamos que é necessário lutar pela democratização dos meios de comunicação, é uma bandeira de luta dos blogueiros de Pernambuco. Como também sair em defesa da internet livre nos municípios para que boa parte da população possa ter acesso e que seja uma bandeira governamental dos futuros prefeitos”, defendeu.

Lissandro acredita que a internet tem o poder de fazer uma ligação mais democrática entre os comunicadores e o público leitor. “Os blogs são um elemento de informação de diversos conteúdos e troca de experiências, por isso se têm fortalecido esse instrumento na sociedade”, explicou. Pernambuco saiu na frente com o projeto da ABLOGPE, uma proposta que certamente será disseminada por todo o Brasil. O nascimento da associação dos blogueiros se deu com a participação de 50 blogs e sites associados que produzem diariamente mais de 150 novos conteúdos, na maioria deles, de sua própria autoria. “Nós falamos hoje para cerca de 600 mil internautas diariamente. Todos esses números são alcançados em mais de 30 municípios do Estado”, ressaltou Lissandro.

Ele explicou que a pessoa que for detentora de um blog, portal, site de notícias, conteúdos acadêmicos, turísticos ou sites de conteúdos diferenciados também poderão fazer parte da instituição, desde que não fujam dos padrões determinados pelo estatuto da ABLOGPE.

“Nossa ideia é facilitar a vida do blogueiro no sentido de que o domínio dele (o nome do site) possa ser dinamizado. Forneceremos suporte jurídico e técnico dentro do padrão da defesa dos interesses dos blogueiros, pois já nascemos com o propósito de beneficiar a categoria, no sentido de que seus interesses possam ser defendidos e termos uma instituição que será um canal para levar a informação em uma linguagem única para muitos, será a reprodução da notícia espalhada por dezenas e dezenas de municípios pernambucanos”, finalizou.

Acompanhe a matéria na integra clicando aqui.