Ceclin
jul 14, 2009 1 Comentário


Na torcida por Noronha

Escrito por Isaltino Nascimento

Na próxima terça-feira (21) conheceremos a decisão do júri técnico que indicará os finalistas do concurso As Sete Maravilhas Naturais do Mundo, organizado pela fundação suíça New 7 Wonders. Fernando de Noronha, como já foi divulgado amplamente, está entre as semifinalistas, com grandes chances de ser uma das 28 indicadas para a nova etapa da seleção.

Isso porque a conquista do terceiro lugar colocou o arquipélago na zona classificatória da disputa, que se estende até a 11ª posição para cada uma das sete categorias contempladas – Paisagens e Formações de Gelo, Ilhas, Montanhas e Vulcões, Grutas, Formações Rochosas e Vales, Florestas, Parques Naturais e Reservas Naturais, Lagos, Rios e Cataratas e Paisagens Marítimas.


Os mais de 126 mil votos recebidos na última eleição traduzem o reconhecimento a respeito da grandiosidade do patrimônio natural e ambiental de Noronha. E não apenas por parte dos pernambucanos, mas de brasileiros de todo o País que se mobilizaram na campanha promovida pelos organizadores do Vote Noronha (http://www.votenoronha.com.br/).


Isso em grande parte pelo trabalho de preservação que é empreendido na ilha pelos administradores com total adesão dos moradores. O que permite que aquele santuário ambiental seja exemplo para o mundo e chame atenção não só apenas pela sua extraordinária beleza, mas pela preocupação com a sua sustentabilidade.


O fato de o arquipélago ter desbancado 27 outras ilhas concorrentes, ficando atrás apenas de Galápagos, no Oceano Pacífico, e Coco Island, no litoral da Costa Rica, aumenta as responsabilidades no caso de passar a seguinte etapa do concurso. E não apenas dos organizadores da campanha que incentiva o voto em Noronha, mas de todos nós pernambucanos.

Afinal, como já reiterei em outras ocasiões, este concurso não significa uma mera competição. Mas uma chance significativa de promoção do destino turístico, de difusão do trabalho de preservação, de captação de investimentos visando à manutenção e ampliação de programas de sustentabilidade. O que traz benefícios não apenas para o destino, mas para Pernambuco.


Daqui até terça-feira estaremos de dedos cruzados junto com todos aqueles que se engajaram nas etapas anteriores do concurso. Na torcida para que Fernando de Noronha consiga superar esta fase e entre na disputa em mais uma rodada de votação popular.



Por Isaltino Nascimento,
é deputado estadual pelo PT e líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

LEIA MAIS:

Chuva faz ressurgir relíquia em Noronha

Fernando de Noronha ganha usina em agosto