Multidão de apoiadores de Vitória de Santo Antão celebrou volta de Lula Presidente

Eleitores comemoraram em Vitória durante esse domingo (06) a vitória de Lula para o seu 3º mandato.
Por Lissandro Nascimento
Uma multidão de eleitores se reuniu na Praça do Livramento na tarde do domingo (06.11) para celebrar a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República. Em Vitória de Santo Antão, na Mata Sul pernambucana, centenas de idosos, jovens e famílias com crianças lotaram a via, que foi totalmente fechada para carros nos dois sentidos.
Com bandeiras, apoiadores gritaram: “Lula, guerreiro, do povo brasileiro”, “Acabou o sigilo!”, “Acabou o Viagra!”, “Ei, Neymar, vai ter que declarar”. Um trio elétrico foi contratado por um empresário local e contou com Orquestra de Frevo e a Banda vitoriense ‘Samba das Antigas’, que se juntaram em caminhada pelas ruas centrais da cidade, reproduzindo outros dois eventos, também exitosos, na noite anterior as eleições e também na noite do domingo anterior que confirmou o resultado das urnas. O hit “Tá na hora do Jair já ir embora”, de Juliano Maderada e Tiago Doidão, chegou ao primeiro lugar da parada diária de músicas mais tocadas do Spotify no Brasil, sucesso exaustivamente tocado nos eventos de Lula em Vitória de Santo Antão. Cidades vizinhas, a exemplo de Pombos, Escada e Moreno também celebraram com grandes atos a volta de Lula à Presidência.
O novo mandatário venceu Bolsonaro e sua vitória foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quando Lula recebeu 50,90% dos votos contra 49,10% do atual presidente: 2,1 milhões de votos a mais do que Bolsonaro. Já em Vitória de Santo Antão, considerando somente os votos na cidade, Lula, do PT, liderou com 58,86% dos votos válidos. Lula com 47.793 votos, enquanto Jair Bolsonaro (PL) – 33.410 votos (41,14%). Precisamente 5.444 eleitores votaram branco ou anularam o voto, enquanto 12.561 eleitores da cidade não compareceram às urnas. Lula teve mais número de votos que no primeiro turno, quando recebeu 45.849 votos vitorienses (57,16%). A soma de nulos, brancos e abstenções no 2º Turno representa 18,15% do total de eleitores do Município.
Ao longo da corrida eleitoral, o petista angariou o apoio de diversos nomes em Vitória, capitaneados pelo diretório municipal do PT vitoriense, integrando profissionais liberais, comerciantes e empresários que defendem o Estado Democrático de Direito, bem como servidores públicos, universitários, lideranças sindicais e de movimentos sociais que atuam no Município.
Durante o festejo, eleitores do petista também cantavam e dançavam entre si, encerrando à noite com ato festivo na Av. Mariana Amália, a principal da cidade. O ato foi acompanhado por equipes da Polícia Militar (PM), com viaturas da Guarda Municipal no início e no final da caminhada, e terminou sem incidentes.
RAQUEL LYRA
Vitória de Santo Antão também escolheu no 2º turno Raquel Lyra (PSDB), candidata eleita para Governar Pernambuco nos próximos quatro anos. Ela recebeu mais votos na cidade, 55.508 votos (69,48%) – percentual superior ao que ela obteve em todo o Estado que foi de 58,7% do total de votos válidos. Sua adversária, Marília Arraes (SD), teve a preferência de 30,52% dos eleitores e registrou 24.382 votos vitorienses.
No primeiro turno, Raquel também foi a primeira na cidade. Ela recebeu 35,92% dos votos (25.627 votos). Já Marília foi a terceira, com 13.088 votos (18,35%).