Ceclin
jun 22, 2012 0 Comentário


MPPE e Polícia Civil anunciam nova medida contra insegurança nos bancos

Jornal do Commercio

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Polícia Civil anunciam na manhã desta sexta-feira (22) a responsabilidade criminal dos gerentes de banco que não instalarem os equipamentos de segurança nas agências. O anúncio será feito após uma reunião entre as entidades, que acontece na sede do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), bairro de Afogados, no Recife.

De acordo com a decisão dos órgãos, a partir de agora, o gerente será responsabilizado criminalmente caso o banco não esteja cumprindo a legislação de segurança.

No Recife, por exemplo, a Lei de Segurança Bancária existe desde outubro de 2010 e exige, entre outros itens, que as agência e postos bancários devem ter vidros blindados, câmeras de segurança internas e externas, portas giratórias com detectores de metais e dois vigilantes por andar, armados e com coletes à prova de balas em cabines de proteção blindadas e biombos entre os caixas.

Segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) do Estado, entre janeiro e maio deste ano foram registrados 12 assaltos a banco em Pernambuco. Esse número significa um aumento de 200% na ocorrência desse tipo de crime em relação ao mesmo período do ano passado. Esses dados são contabilizados independentemente dos sete casos de arrombamento de caixas eletrônicos registrados até o mês de abril deste ano.