O gabinete do deputado Clodovil Hernandes (PR-SP) confirmou na tarde desta terça-feira a morte do parlamentar, de 71 anos. O Hospital Santa Lúcia, onde ele estava internado devido a um acidente vascular cerebral (AVC), fará um pronunciamento sobre a morte do deputado ainda nesta tarde. Quem assume seu lugar na Câmara é Jairo Paes Lira, do PTC de São Paulo.
O parlamentar foi encontrado caído às 7 h de segunda-feira em sua casa, em Brasília, e socorrido por uma equipe do Departamento Médico da Câmara. No hospital, os médicos fizeram drenagem de sangue de seu cérebro por meio de um cateter.
O estado de saúde do deputado havia se agravado na tarde de segunda-feira, em razão de uma parada cardiorrespiratória de cinco minutos. Ele estava em coma profundo, de nível três, o mais grave. Clodovil já havia sofrido um AVC em 2007.
Na última quinta-feira, Clodovil foi absolvido por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no processo que poderia levá-lo a perder o mandato.
O deputado foi eleito, em 2006, pelo PTC, mas, em agosto de 2007, desfiliou-se e ingressou no PR. No início do 2007, o TSE decidiu que os mandatos pertencem ao partido, não ao eleito. A questão foi parar no Supremo, que ratificou o entendimento. O relator do TSE entendeu que havia um motivo para a mudança de partido: a grave discriminação do PTC a Clodovil.
Da Agência O Globo