• Ceclin
mar 11, 2010 0 Comentário


Moreno, Vitória e Limoeiro são outras opções para Páscoa

Publicado em 11.03.2010

Carol Botelho
cbotelho@jc.com.br
Além de encenarem espetáculos da Paixão de Cristo, os municípios de Vitória de Santo Antão, Limoeiro, Moreno, Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe esperam atrair visitantes por outros motivos: aguardente, mirantes, engenhos, praias e clima de campo, respectivamente.
Entre uma lapada de cana e outra – é em Vitória de Santo Antão que fica a fábrica da Pitú –, a dica é visitar monumentos que revelam a história da cidade. Caso do Monte das Tabocas, onde os brasileiros venceram batalha contra os holandeses, em 1645. Também é lá que fica o Museu Regional, com exposições arqueológicas e folclóricas. No Sobrado do Mourisco, chama atenção a sacada em muxarabi, solução arquitetônica de origem moura que evitava que as mulheres fossem vistas da rua.
Serão dois dias de espetáculo, com expectativa de receber 15 mil visitantes em cada um deles. “A previsão é que 30% do público seja de turistas”, adianta o secretário de Cultura, Turismo e Esporte de Vitória, Paulo Roberto Arruda.
Em Moreno, a expectativa é que 40 mil espectadores compareçam aos quatro dias da Paixão
de Cristo, encenada no Centro da cidade, às 20h. Durante o dia, a dica é visitar alguns dos 39 engenhos da região. Entre as construções seculares, duas se destacam. Foi no Engenho Moreno que se hospedou ninguém menos que dom Pedro II.

Já o Engenho Catende guarda em suas terras a origem da cidade. Atualmente, só conta com a casa-grande em bom estado de conservação, mas um pouco diferente do projeto original.
Em Limoeiro, as atrações turísticas ficam nas alturas. São os mirantes do Morro do Redentor e da Pedra do Urubu. Para chegar ao primeiro é preciso passar por 670 degraus. Essa via-crúcis tem como recompensa uma bela vista. O espetáculo da Paixão será realizado na Praça da Bandeira, e contará este ano com 86 pessoas no elenco.
Com 100 integrantes, a peça do Cabo de Santo Agostinho teve sua temporada ampliada para duas apresentações este ano, nos dias 1º e 2 de abril. O Parque dos Eucaliptos, em Ponte dos Carvalhos, sediará a montagem, sempre as 19h. O município é conhecido por abrigar o Porto de Suape e belas praias como a de Calhetas.
Em Camaragibe, a região mais conhecida fica no alto. Aldeia proporciona clima de campo a apenas 16 quilômetros da capital. Os diversos clubes de campo oferecem passeios a cavalo e relax em spas. Após o descanso, a sugestão é assistir à Paixão de Cristo da cidade, na praça de eventos, no bairro Vila da Fábrica, nos dias 3, 4 e 5 de abril.
(Jornal do Commercio).