• Ceclin
dez 29, 2014 0 Comentário


Moreno é palco de apresentações do Projeto “Mata Atlântica: estudo, conheço, quero bem!”

(Foto: Divulgação).

(Foto: Divulgação).

A Praça da Bandeira no município de Moreno, Região Metropolitana do Recife (RMR), foi palco das apresentações do projeto “Mata Atlântica: Estudo, conheço, quero bem!”, realizado pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), através da Unidade de Conservação de Proteção Integral Refúgio de Vida Silvestre Matas do Sistema Gurjaú – RVS Gurjaú.  O Projeto capacita alunos e professores dos municípios que compõem o RVS Gurjaú: Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Moreno. Na iniciativa, os participantes recebem informações sobre a importância da preservação da Mata Atlântica através de oficinas, trabalhos de campo  e  aulas dentro das instituições de ensino.

No encontro da Praça da Bandeira,  realizado na última sexta-feira (19), alunos que vieram tanto da área urbana, como da área rural do município de Moreno, se mostraram bem otimistas e felizes por estar participando do projeto. Eles realizaram várias apresentações como: teatro, cordéis, fantoches, cartazes, maquetes e uma amostra fotográfica, expondo tudo que aprenderam durante o projeto.

Para a gerente de meio ambiente de Moreno, Monalisa Silva, “o projeto é de fundamental importância, pois mesmo a cidade possuindo 39 engenhos e uma vasta área de mata atlântica, a população não tem muita  noção da importância de preservar o meio ambiente”, revelou  Monalisa. “Mas hoje já conseguimos enxergar esse interesse na população e fico muito feliz em saber que o projeto está dando certo”, concluiu  a gerente.

Na oportunidade, representantes da CPRH como a diretora de Recursos Florestais e Biodiversidade, Cinthia Lima, e a gestora do RVS Gurjaú, Elaine Brás, prestigiaram a comemoração e ressaltaram o sucesso do projeto nos três municípios que compõem a área da Unidade de Conservação (UC). Entre os destaques do evento está a Escola Municipal do Engenho Canzanza, que apresentou um teatro de fantoches onde os personagens dialogavam e mostravam ao público a importância de preservar a mata.  Quem também marcou presença no evento foi o Papai Noel, que realizou brincadeiras e distribuiu doces para a criançada.

Com informações do CPRH.