Moradores acusam destilaria de despejar vinhaça no rio Amaraji
do Amaraji Notícia
Moradores da cidade de Amaraji, na zona da Mata Sul do Estado, usaram as redes sociais esta semana para denunciar o destino que a Destilaria Campo Bello vem dando a vinhaça. De acordo com os moradores, a empresa vem despejando de forma aleatória o resíduo no rio afetando gravemente o ecossistema.
Ainda de acordo as denúncias, um terreno estaria sendo usado próximo ao rio para despejo de produtos da vinhaça, que são tóxicos à saúde, afetando inclusive moradores da zona rural. “É constante o despejo da vinhaça por parte da destilaria, chegando a ser sentido um forte odor na água do rio, e é visível quando despejada por causar a morte de diversos peixes que ficam boiando no rio”, denunciaram os ribeirinhos.
A equipe do Amaraji Notícias entrou em contato com a Destilaria Campo Bello, mas até o fechamento desta reportagem, a empresa não havia se pronunciado sobre a denúncia. Em contato com um técnico da CPRH, este lembrou que denúncias junto ao órgão podem ser feitas através do telefone (81) 3182-8923. Outro meio de denunciar é procurando o Ministério Público.
O que é Vinhaça?
A vinhaça (ou vinhoto) é um resíduo do processamento industrial para obtenção do álcool, constituído por uma suspensão de sólidos, rico em substâncias orgânicas e minerais, e com predominância do potássio. Para cada litro de álcool são produzidos cerca de dez a 13 litros de vinhaça, com diferentes concentrações de potássio, de acordo com o material de origem.