Ceclin
mar 26, 2012 0 Comentário


Mobilização contra a tuberculose acontece em PE

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove nesta segunda-feira (26/03) uma mobilização para alertar sobre a tuberculose, doença que afeta mais de 4,1 mil pessoas no estado. Das 8 h às 12 h, o Terminal Integrado de Passageiros (TIP) da Macaxeira recebe técnicos, arte-educadores e universitários que vão realizar atividades lúdicas sobre os sintomas, formas de transmissão e tratamento.

Além da mobilização no terminal haverá distribuição de informativos no Hospital da Restauração (HR) e no Hospital Geral de Areias (HGA), onde também serão realizadas palestras durante toda a semana. A ação faz parte das mobilizações relacionadas ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado neste sábado.

No Estado, pouco mais da metade dos casos confirmados foram registrados nas cidades de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista, todas na Região Metropolitana (RMR). No Brasil, Pernambuco é o 3º Estado, atrás de Rio de Janeiro (1º) e Amazonas (2º), com a maior incidência da doença: 47 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. No número de mortes, fica no 2º lugar do ranking.