Ceclin
Maio 04, 2011 0 Comentário


Ministro avalia situação de PE com presidente Dilma‏

Senador Armando Monteiro explica que foi entregue um documento ao ministro Gilberto Carvalho, relatando os problemas causados pelas chuvas e solicitando a construção de barragens

Os parlamentares da bancada pernambucana reuniram-se com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, para apresentar os problemas que o Estado vem enfrentando nos últimos dias por causa das fortes chuvas na região.
A reunião aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 4, no gabinete do ministro, na Casa Civil. De acordo com o senador Armando Monteiro, foi entregue um documento ao ministro Gilberto Carvalho relatando os recentes fatos ocorridos em Pernambuco em consequência das fortes chuvas, além de um histórico detalhado da situação que ano a ano se repete no Estado.
Além disso, os parlamentares apresentaram uma lista especificando as principais obras de construção de barragens de contenção e requisitaram a inclusão delas no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, com o intuito de alocar recursos para a execução desses projetos essenciais para evitar novas enchentes e garantir a segurança das populações ribeirinhas de Pernambuco.
O ministro Gilberto Carvalho se comprometeu com encaminhar a solicitação à presidente Dilma Rousseff e, nos próximos dias, comunicará a decisão do governo. Estimadas em mais de R$ 600 milhões, as obras prioritárias apresentadas pelos parlamentares são:
· A barragem de Igarapeba, cujo projeto está pronto para ser licitado. Situada em Belém Maria, essa obra protegerá também os municípios de Jaqueira e Maraial.
· A barragem de Gatos, localizada em Lagoa dos Gatos, também está com o projeto pronto e com a área de desapropriação realizada.
· A barragem de Panelas e de Panelas II – os projetos estão em andamento, com previsão de entrega em julho deste ano. Os municípios de Barra de Guabiraba, Cortês e Ribeirão serão beneficiados.
· E por último, a barragem de Serra Azul, cujo projeto será concluído em julho. Com a conclusão da obra no rio Una, os municípios de Palmares, Água Preta e Barreiros ficarão protegidos.



com informações da Assessoria.