Ceclin
ago 31, 2011 1 Comentário


Mesa Redonda debate as exigências do mercado de trabalho na Era da Informação

Tecnologia é um dos assuntos mais cotados nas pautas pré-Copa no Brasil, uma vez que estamos obsoletos em diversos serviços que dependem puramente de ferramentas ligadas a internet, a TV, o Rádio e a comunicação em geral. Por fim, a equipe do Programa e Blog A VOZ DA VITÓRIA, trouxe nos últimos debates do Mesa Redonda na Tabocas FM (98,5), transmitidas todas as sextas feiras das 13h às 14h, a abordagem dos investimentos que estão sendo feitos pelo Governo Federal a fim de identificar os avanços nessa área. Para debater este assunto, contamos com a participação de dois profissionais na área: o Professor de Informática Paulo Minzé que também é Analista de Sistemas e Davison Leandro que é Técnico em Programação, ambos da Empresa Polo Comunicação da Vitória de Santo Antão.

O Prof. Paulo Minzé falou de uma das maiores preocupações que têm sido tratado com cautela junto às autoridades, quanto ao fato da população hoje ter acesso as novidades tecnológicas e conhecer de forma básica, não sabendo aplicar devidamente as tecnologias disponíveis e que por isso deve-se abrir mais as possibilidades para a inclusão destas informações. “Atualmente, o computador está cada vez mais popular com o barateamento dessas tecnologias. Outro ponto crucial que primordialmente todos devem levar em consideração na hora de comprar um computador é o bom senso de saber até onde é necessário e qual o tipo de tecnologia que irá ser útil para o dia-a-dia, evitando para que não sejam usados desnecessariamente, somando um valor muito alto em algo que vai apenas ocupar espaço na sala de nossas casas”, salientaram.

Já sobre o desenvolvimento tecnológico que ainda está “verde” e que tem muito ainda a nos surpreender, Davison Leandro trouxe importantes dicas. Para ele, cabe-nos avaliar quais serão as éticas a respeito do uso de tudo isso, principalmente quando falamos da Rede Mundial de Computadores – Internet – no qual se constata a cada dia uma dependência, seja nas compras ou nas Redes Sociais, pois são elas que mais trazem dores de cabeça quando o foco é segurança.

“Hoje é impossível falar sobre internet no Brasil e não se questionar quanto a qualidade dessa ferramenta tão explorada. Sobretudo, neste momento que antecedem uma Copa do Mundo, em que veremos o mundo inteiro focado em tudo que vai acontecer através dos meios de comunicação e inclusive da banda larga que se mostra defasada no Brasil”, analisou Davison Leandro.

Para falar sobre os perigos que as redes sociais têm sobre esse uso indiscriminado sobretudo através dos jovens, o mediador do debate Lissandro Nascimento, contou com a participação de Josimar Cavalcanti que também é Professor de Informática, onde de forma enfática deixou claro que a ausência de investimentos na capacitação profissional, interfere nos jovens atualmente, pois estes têm se pautado na cultura do pouco interesse em aprender aquilo que de fato fará a diferença na vida profissional de cada um. De acordo com Josimar, “é incrível observar as salas de aula e ver os alunos perder horas de seu pouco tempo utilizando de Redes Sociais, quando na verdade deveriam fazer melhor uso dos conhecimentos que seus professores trazem para oferecê-los e que por isso existe toda essa exposição a perigos sérios, pois na internet todos são virtualmente iguais”, concluiu.

Apresentação: Lissandro Nascimento.

Produção: Jáder Siqueira, Emerson Lima, Josimar Cavalcanti.