Ceclin
fev 17, 2009 0 Comentário


Mesa Redonda dá seqüência ao ciclo de debates sobre o Carnaval 2009

O Programa A VOZ DA VITÓRIA promovida pela Rádio Tabocas FM (98,5) em sua Mesa Redonda realizada na última sexta-feira (13) dando seqüência ao ciclo de debates sobre “Os preparativos para o Carnaval 2009 da Vitória de Santo Antão” que está sendo realizado ao longo deste mês de Fevereiro até a última sexta quando ocorrerá um balanço geral das festividades. Excepcionalmente nesta sexta o apresentador Lissandro Nascimento por ter compromissos enquanto Diretor de Turismo na Capital pernambucana, não pode conduzir o Programa, sendo assim substituído por Vandson Cássio.

Para esta semana, foram convidados o Corpo de Bombeiros (que não pode comparecer devido a uma ocorrência), o presidente da Associação de Blocos Trios da Vitória (ABTV) – Artur Andrade, que em razão de compromissos agendado anteriormente enviou como representante Junior do Clube dos 30 e membro da ABTV. Tivemos as participações de Erasmo presidente do Bloco Burro Mulo, Joselito Elias representando o Conselho Tutelar, Elias de Deus representando a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes da Vitória de Santo Antão.

Feitas as apresentações de praxe o debate teve início com o Sr. Joselito Elias do Conselho Tutelar que mais uma vez ressaltou a importância da parceria entre o Conselho e a administração Municipal. “O Conselho foi criado para proteger a criança e o adolescente e coibir abusos que possam ocorrer com os mesmos”.
Perguntado sobre a atuação do Conselho durante o carnaval ele respondeu:
“Este ano estamos tendo todo o apoio possível da administração Municipal, isso torna o nosso trabalho mais fácil e mais gratificante,” e concluiu: “estaremos atento para a venda de bebidas alcoólicas para jovens e adolescentes e para aqueles que não estão acompanhados pelos pais ou responsáveis. O menor tem direito de ir e vir desde que não frequente lugares que possa colocar em risco sua segurança”.

Como já havia dito aos barraqueiros e gasoseiros que irão trabalhar no carnaval em reunião com os mesmos estaremos fiscalizando a venda de bebidas a menores ele reiterou esse apelo aos donos de bares que situam nos pólos de diversão não vendam bebidas a menores porque na ânsia de lucrar com uma cerveja de dois reais. “Vocês poderão ter prejuízos maiores com a justiça”.
Indagado por Vandson o representante da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes da Vitória de Santo Antão – Elias de Deus comentou que as novidades serão os pólos de folia que foram criados para descentralizar o carnaval e deixar o cidadão que vai brincar o carnaval mais perto de casa, além da intenção principal “que é resgatar o carnaval tradicional que levou o nome de Vitória além das fronteiras do Município”, destacou.
De acordo com Elias este ano vai haver um cuidado especial com horários, pois não poderá ultrapassar às 3:00 horas.
Conversando com os representantes dos blocos e trios sobre a dificuldade de patrocínio houve um consenso na resposta, para os trios é mais fácil conseguir patrocínio, pois a marca da empresa fica estampada na camisa e fica mais tempo exposta para a população, “você sempre vê pessoas usando camisas de bloco mesmo depois do carnaval e com os blocos de rua não acontece o mesmo”.

Houve uma participação intensa dos ouvintes que ligaram para perguntar os horários de saídas dos blocos e qual seriam suas atrações, ao final alguns foram contemplados com brindes DVD’s de bandas que irão tocar no período momesco.
Encerrando o programa o apresentador fez uma pergunta em comum:
Qual é o carnaval de seus sonhos?
Elias de Deus respondeu: “carnaval de meus sonhos será sempre o do ano que vem porque mal acaba um carnaval e já estamos pensando no próximo”.
Erasmo presidente do Burro Mulo disse: “o carnaval de meus sonhos é aquele que dá tudo certo, orquestra bem afinada, o povo na rua e quando você retorna sente aquela agradável certeza da realização da festa”.
O carnaval dos sonhos de Joselito é o carnaval da paz, do respeito às pessoas e que todos se sintam seguros para brincar e depois retornar aos seus lares.
Para Junior do Clube dos 30 seu carnaval de sonhos “é o carnaval perfeito sem problemas, o povo brincando na rua e nos blocos com muita paz e harmonia”, salientou.
Assim foi encerrado mais um programa ficando o convite para a próxima sexta-feira a fim darmos seqüência a nossa tradicionalíssima Mesa Redonda.

Apresentação: Vandson Cássio.
Produção: Jáder Siqueira.
Equipe: Orlando Leite, Gilberto Júnior, Felipe França,
Genilda Alves, Régis Souza, Berg Araújo.