Ceclin
Maio 25, 2021 0 Comentário


Meio Ambiente de Pernambuco lança concurso de fotografia

A atividade, que ocorrerá por meio das redes sociais da pasta, visa incentivar reflexões sobre como cada pessoa pode colaborar na recuperação de ecossistemas

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco – Semas/PE lançou na quarta-feira (26.05), o concurso de fotografia “O que você tem feito pela natureza?”. O objetivo é evidenciar atitudes sustentáveis e incentivar reflexões sobre a relação das pessoas com o ambiente em que vivem. Realizada por meio da rede social Instagram, a atividade premiará com visitas especiais ao Zoológico do Recife e publicações ambientais os autores de imagens que revelem boas práticas em prol da preservação e restauração dos ecossistemas.

As inscrições são gratuitas e seguem até o próximo dia 30 de maio. Para efetivar a participação, o interessado deve publicar a foto que irá concorrer no feed do seu perfil no Instagram; informar seu nome completo na legenda e adicionar a hashtag #ATITUDEVERDE; além de marcar o perfil @oficialsemaspe na postagem. Só pode integrar a ação quem mora em Pernambuco. As fotografias também precisam ser inéditas, registradas dentro do Estado, e com a identificação do local onde foram tiradas. O período do registro ainda é importante e deve ter ocorrido entre janeiro e maio deste ano.

“Queremos dar visibilidade aos olhares de diferentes atores sociais, por meio da fotografia. Mas, principalmente evidenciar que todos nós podemos, dentro das nossas casas ou fora delas, com pequenos gestos, colaborar efetivamente para a recuperação de ambientes naturais. Isso ocorre fazendo a coleta seletiva, plantando uma muda, ou através de tantas outras práticas”, argumentou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti. Ele lembra que há um chamado da ONU para a década da restauração dos ecossistemas e essa será a tônica da Semana do Meio Ambiente de 2021.

Após as inscrições serem encerradas, a comissão julgadora selecionará cinco imagens. No dia 1º de junho, essas fotos serão publicadas no perfil oficial da Semas para votação popular. As duas fotos mais curtidas serão premiadas. O primeiro colocado ganhará um passeio especial pelo Zoológico do Recife, localizado no Parque de Dois Irmãos, acompanhado por biólogos. O vencedor conhecerá o trabalho de cuidados com os animais feito nos bastidores do equipamento que o público em geral não conhece. Também poderá tirar fotos com alguns animais. A visita especial ocorrerá em data acertada com o vencedor ainda em junho.

Já o segundo lugar vai ganhar três publicações: o Atlas Ambiental de Pernambuco; o Zoneamento das Áreas Suscetíveis à Desertificação do Estado de Pernambuco e “Pernambuco: Patrimônio Ambiental – Unidades de Conservação Estaduais”. Esse último é um livro que reúne informações e imagens sobre a biodiversidade presente em 16 Unidades de Conservação do Estado. É o registro apurado de um patrimônio ambiental preservado em áreas de Mata Atlântica e Caatinga. Dentre os locais contemplados estão o Monumento Natural Pedra do Cachorro (São Caetano), Arquipélago de Fernando de Noronha, e a Estação Ecológica Serra da Canoa (Floresta).

SERVIÇO

O que: Semas lança concurso de fotografia “O que você tem feito pela natureza?”

Período de inscrição: de 26 a 30 de maio 2021.

Regulamento: http://bit.ly/edconcursodefotografia